Inscrições do ProUni 2020.2 começam hoje (14); veja como concorrer a bolsas de estudo

Estão abertas, entre 14 a 17 de julho, as inscrições para o segundo processo seletivo de 2020 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Serão, ao todo, mais de 167 mil bolsas de estudos, entre integrais (100%) e parciais (50%) para as instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo país.  

Inscrições do ProUni 2020.2 começam hoje (14); veja como concorrer a bolsas de estudo
Inscrições do ProUni 2020.2 começam hoje (14); veja como concorrer a bolsas de estudo (Imagem: Reprodução Google)

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, que existe de 2004, com o objetivo de oferecer bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior aos estudantes. 

Para concorrer à bolsas integrais (100%), o candidato deve comprovar a renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, per capita.  Já para concorrer a bolsas parciais (50%), é preciso comprovar renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos, por pessoa. 

O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 21 de julho. A comprovação das informações devem ser feitas entre os dias 21 a 28 de julho

Quem pode participar do ProUni 2020.2?

Podem participar do processo seletivo estudantes que não possuem diploma de ensino superior. Também é preciso ter feito o Enem 2019, sem ter zerado a redação, e com notas mínimas de 450 em todas as áreas de conhecimento do exame. 

Além disso, podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou privada na condição de bolsista integral.

Estudantes com deficiência podem participar sem a necessidade de ter estudado em rede pública ou privada de ensino. 

Professores também entram na lista, desde que tenham atuação na rede pública de ensino, na condição de efetivo. Não é preciso comprovar renda. 

Cronograma ProUni 2020.2

  • Período de inscrições: 14 a 17 de julho de 2020
  • Resultado da 1ª chamada: 21 de julho de 2020
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 21 a 28 de julho de 2020
  • Resultado da 2ª chamada:   04 de agosto de 2020
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 04 a 11 de agosto de 2020
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 18 a 20 de agosto de 2020
  • Divulgação da Lista de Espera: 24 de agosto de 2020
  • Comprovação de informações da Lista de Espera: 24 a 28 de agosto de 2020

 Como se inscrever?

A inscrição para participar do processo seletivo ProUni 2020.2 é gratuita, e deve ser realizada exclusivamente pela internet

Ao iniciar a inscrição na página do ProUni, o candidato será redirecionado para a página do “Gov.br”, onde deverá fazer o cadastro. Caso já seja cadastrado no portal do governo, é só digitar CPF e senha, para ter acesso a página de inscrições. 

Efetuando a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno, de acordo com as bolsas que estiverem disponíveis. 

Candidatos com deficiência ou que se declaram preto, pardo ou indígena, podem optar por concorrer às bolsas destinadas a ações afirmativas. 

É possível alterar as opções de cursos e instituições ao longo do processo seletivo. Ficará como válido a última inscrição confirmada

Consulta de bolsas 

É possível consultar as bolsas com cursos e instituições disponíveis no portal do ProUni. Dessa forma, é só digitar o nome do curso ou a instituição de ensino desejada. É possível também procurar as bolsas disponíveis por município. 

Consulta de bolsas: Prouni 2020.2
Consulta de bolsas: Prouni 2020.2 (Imagem: portal FDR)

Logo, após, é só clicar em “não sou um robô” e depois em “pesquisar”. Assim, aparecerão os cursos ou instituição de ensino pesquisada. 

Clique no que tem interesse, onde será possível verificar o valor da mensalidade, turnos e as bolsas disponível. 

Consulta de bolsas
Consulta de bolsas: (Imagem: portal FDR)

No canto direito da tela, é possível especificar a pesquisa de acordo com o turno, a bolsa e a modalidade de concorrência desejada. 

Bolsas Prouni 2020.2 
Bolsas Prouni 2020.2 (Imagem: Reprodução Google)

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA