FIES e P-FIES: Como funciona cada modalidade? Veja cronograma do processo seletivo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os prazos para a seleção 2020.2 do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O programa viabiliza o ingresso a instituições particulares de ensino superior por meio do financiamento das mensalidades e é voltado a estudantes de baixa renda. As inscrições serão entre os dias 21 e 24 de julho de 2020, pelo site. A consulta de vagas estará disponível a partir do dia 14 de julho.

FIES e P-FIES: Como funciona cada modalidade? Veja cronograma do processo seletivo
FIES e P-FIES: Como funciona cada modalidade? Veja cronograma do processo seletivo (Imagem: Reprodução Google)

Como fazer a inscrição do FIES?

Para solicitar o financiamento, o candidato precisa ter atingido pelo menos 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado a redação. Os critérios de seleção e renda estão disponíveis no site oficial do programa.

Para acessar o Fies Seleção, o candidato precisa fazer um cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br.

Se já possuir uma conta, é só inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha e seguir os passos para a inscrição, informando dados pessoais, dados do curso e instituição.

Modalidades do financiamento

Fies

A modalidade é destinada a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas e possuem renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até três salários mínimos, ou seja, R$ 3.135.

Os contratos oferecem juros zero e até 14 anos após a formação no ensino superior para quitação do empréstimo.

P-Fies

As modalidades II e III, conhecidas como P-Fies, têm um processo seletivo semelhante, mas amplia o critério socioeconômico a estudantes que tenham uma renda mensal familiar de até cinco salários mínimos, ou R$ 5.225. O P-Fies é por chamada única, sem lista de espera.

Os critérios de pagamento também são diferentes, por exemplo, a taxa de juros não é fixa e depende da instituição financeira escolhida. Geralmente varia entre 1,9% a 2,5% ao mês.

O prazo de pagamento do P-Fies também não é fixo e varia conforme o tipo de contrato e a duração do curso.

Datas do FIES em 2020

O resultado da pré-seleção do programa será divulgado em 28 de julho e o período para complementação da inscrição será de 28 a 30 de julho.

A pré-seleção da lista espera para candidatos ficará aberta entre 28 de julho e 31 de agosto. O cronograma, os editais e as informações necessárias para a seleção estão disponíveis no site.