Além do Sisu, MEC também muda datas do ProUni e Fies do segundo semestre de 2020

Após cobrança de estudantes de todo o Brasil, o MEC – Ministério da Educação, divulgou o cronograma oficial dos programas sociais como o Sisu, ProUni e Fies.

Além do Sisu, MEC também muda datas do Prouni e Fies do segundo semestre de 2020; veja períodos de inscrição
Além do Sisu, MEC também muda datas do Prouni e Fies do segundo semestre de 2020; veja períodos de inscrição (Imagem: Reprodução Google)

O MEC informou ontem, dia 22 de junho, o adiamento dos principais programas de acesso ao ensino superior do país.

Além do adiamento do período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificado, o Sisu, o governo anunciou também mudança nas datas para o Programa Universidade para Todos, o ProUni e do Programa de financiamento Estudantil, Fies

A medida foi tomada depois que estudantes questionarem a ação do MEC. De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, o Wagner Vilas Boas Souza, a alteração foi feita para atender um pedido das instituições de ensino.

Os programas são responsáveis pelo o acesso a instituições de ensino públicas e privadas em todo o país. 

Até ontem, data prevista para início das inscrições para o Sisu 2020.2, o governo não havia liberado o edital, o que resultou em uma manifestação online com mais de 28,5 mil de tuítes fazendo menção ao “Sisu” no Twitter. 

Mas o manual do candidato já foi publicado e os interessados em participar poderão acessar o site oficial do SISU para realizar o cadastro.

Segundo dados oficiais,os demais programas terão os editais publicados ainda nessa semana.

Datas e inscrições para o Sisu, ProUni e Fies

O MEC divulgou algumas informações sobre as inscrições para os programas de acesso. Para participar do Sisu, o estudante deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, no ano de 2019.

A exigência é que o aluno não tenha zerado na redação para poder participar. Os interessados terão do dia 7 ao dia 10 de julho deste ano para fazer a inscrição no site do Sisu

Quanto aos resultados, a previsão é de que seja divulgado no dia 14  de julho. O período para realizar a matrícula será entre os dias 16 e 21 de julho, com possibilidade de haver lista de espera.

As inscrições para o ProUni também terá início no dia 14 de julho e a divulgação das vagas será no dia 7 do mesmo mês.

O encerramento das inscrições (que devem ser realizadas por esse site) está marcado para o dia 17 de julho, conforme consta no edital publicado.

Já o Programa de financiamento Estudantil, o Fies aceitará cadastros até o dia 24 de julho. As inscrições poderão ser realizadas, clicando aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!