Suspensão de pagamento FIES: entenda em DETALHES como pausar as parcelas!

O Governo Federal liberou a suspensão de pagamentos das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante o estado de calamidade pública decretado por conta da pandemia do novo coronavírus. A lei que regulamenta os critérios foi publicada no dia 25 de maio, mas ainda há muitas dúvidas sobre a pausa das mensalidades.

Suspensão de pagamento FIES: entenda em DETALHES como pausar as parcelas!
Suspensão de pagamento FIES: entenda em DETALHES como pausar as parcelas! (Imagem: Google)

A medida vale para os contratos que estavam com o pagamento em dia até 20 de março e poderá ser adotada por estudantes que estão cursando a faculdade ou já se formaram.

A quantidade de parcelas suspensas vai depender do perfil do aluno e do contrato. De acordo com a Lei nº 13.998, os prazos poderão ser prorrogados.

Regras para suspensão do FIES

  • Alunos que estão cursando a faculdade ou terminaram há menos de 18 meses – com contratos em fase de utilização ou de carência: poderão deixar de pagar duas parcelas;
  • Graduados que se formaram há mais de um ano e meio e estão pagando o financiamento – com contratos em fase de amortização: poderão deixar de pagar até quatro parcelas.

Fases de contratos do Financiamento Estudantil

  • Fase de utilização: enquanto o aluno estiver cursando a graduação precisa pagar um valor de até R$150 a cada três meses, referente aos juros;
  • Fase de carência: depois da conclusão do curso, o estudante continua pagando o mesmo valor a cada três meses, durante 18 meses;
  • Fase de amortização: quando termina a carência, o saldo devedor é parcelado em até três vezes o período de duração regular do curso.

Quem estiver apto e tiver interesse em suspender as parcelas precisa comunicar a decisão ao agente financeiro do Fies (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

O procedimento deverá ser realizado a partir de julho pelos canais de atendimento dos bancos para essa finalidade: sites/ Internet Banking, apps ou agências bancárias. O prazo para solicitação vai até 31 de dezembro. Quem aderir às suspensões vão vai pagar multa por atraso ou juros.

O FIES é o programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições particulares. Para participar, o candidato precisa ter atingido pelo menos 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado a redação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!