ProUni e Fies: É possível utilizar ambos os programas educacionais ao mesmo tempo?

ProUni e Fies são programas do Ministério da Educação (MEC) que auxiliam estudantes do ensino superior a cursarem faculdades privadas. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza a nota do Enem para conceder bolsas e parciais a alunos de baixa renda. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede empréstimos com condições facilitadas para pagar as mensalidades.

ProUni e Fies: É possível utilizar ambos os programas educacionais ao mesmo tempo?
ProUni e Fies: É possível utilizar ambos os programas educacionais ao mesmo tempo? (Imagem: Google)

Muitos estudantes têm dúvida sobre a possibilidade de utilização o Prouni e Fies ao mesmo tempo, o que pode ser feito se o aluno tiver apenas uma bolsa parcial do ProUni (50%).

Dessa forma, o restante da mensalidade do curso pode ser financiado pelo Fies, desde que alguns critérios sejam cumpridos:

  • Primeiramente, a universidade deve participar dos dois programas;
  • Os programas só podem valer juntos para o mesmo curso, na mesma instituição. Além disso, a soma dos benefícios não pode ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto;
  • Para solicitar o Fies, o estudante precisa ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado a redação – mesmos requisitos para inscrição do ProUni.

Como se inscrever para o Prouni e Fies juntos?

  1. Acesse o site do programa (fies.mec.gov.br);
  2. Cadastre-se no Login Único do governo federal e crie uma conta gov.br. Se já possuir a conta, é só inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha e seguir os passos para a inscrição, informando dados pessoais e socioeconômicos;
  3. O próximo passo é escolher a graduação que deseja financiar – neste caso, a opção que já cursa com a bolsa do ProUni. É preciso selecionar o curso, a instituição de ensino, o campus e o turno;
  4. Depois é só confirmar a inscrição e verificar as notas de corte. Durante o período de inscrições, o sistema de seleção do Fies publica a nota do último candidato que conseguiria a vaga.

As inscrições para o Fies 2020.2 serão entre os dias 21 e 24 de julho de 2020, pelo site. A consulta de vagas estará disponível a partir do dia 14 de julho.

O resultado será divulgado no dia 28 de julho. A partir daí, o estudante precisa apresentar a documentação exigida na faculdade e comparecer à instituição bancária para formalizar o financiamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!