Receita Federal vai pagar grupo de brasileiros em agosto; confira quem recebe

Receber um dinheiro extra na conta é sempre muito bem vindo. Ainda mais quando ele é liberado pelo governo, através da Receita Federal, e tem sido tão aguardado por milhões de pessoas. Está marcado para o dia 31 de agosto o próximo lote de transferências feito pelo Leão.

Receita Federal vai pagar grupo de brasileiros em agosto; confira quem recebe
Receita Federal vai pagar grupo de brasileiros em agosto; confira quem recebe (Imagem: FDR)

Desde maio a Receita Federal tem feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda. A cada mês um novo grupo recebe, será assim até setembro quando todos os contribuintes que enviaram a declaração dentro do prazo e sem erros, serão contemplados. Claro que desde que tenham acesso ao valor de restituição. Tudo depende do valor declarado em patrimônio e das deduções apresentadas.

São deduções os gastos com educação, saúde, Previdência, doações e até pensão. Ao comprar esses gastos em seu nome, ou em nome dos seus dependentes, o contribuinte consegue receber descontos. Processando toda a sua declaração, a Receita considera o valor a ser pago de imposto e os descontos concedidos. E então, restituí o cidadão pelo valor “pago a mais”.

São cinco lotes de pagamentos feitos todos os anos. Sendo que dão início aqueles que têm prioridade legal, e no penúltimo crédito que acontece neste mês de agosto a Receita Federal deve incluir quem não havia cumprido com as regras de preferência. É possível consultar se foi beneficiado acessando o sistema uma semana antes.

Como saber se a Receita Federal vai pagar sua restituição em agosto?

Como de costume, a Receita Federal libera a consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda uma semana antes de fazer o pagamento. Com a transferência marcada para o dia 31 de agosto, a consulta ficará disponível em 24 de agosto. Nos dois primeiros lotes foram contemplados majoritariamente aqueles com prioridade ou preferência.

Têm prioridade legal os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave e quem tem como principal fonte de renda o magistério. Estes foram 95% dos contemplados no pagamento de maio, o primeiro depósito. Depois, vieram aqueles que optaram pela versão pré-preenchida da declaração e inseriram o PIX como forma de pagamento da restituição.

Em todos os lotes há prioridade legal, mas nos dois últimos pagamentos, marcados para agosto e setembro, devem ser contemplados aqueles que deixaram para entregar a declaração próximo do fim do prazo em 31 de maio. No dia 24 de agosto o contribuinte pode consultar se vai receber o dinheiro neste mês, da seguinte forma:

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile