Confirmado para HOJE (31) o pagamento da restituição do imposto de renda; veja lista dos autorizados

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda já foi depositado na conta de mais de 5 milhões de contribuintes. Caso o valor não seja encontrado na conta é necessário fazer a solicitação de saque. Veja como fazer e quando o segundo lote será liberado.

Confirmado para HOJE (31) o pagamento da restituição do imposto de renda; veja lista dos autorizados (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Nesta sexta-feira, 31, a Receita Federal deu início ao pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024. No primeiro lote foram inseridos mais de 5 milhões de contribuintes. Sendo a maior parte prioritários. Quem não estiver na lista de maio poderá sacar o valor em junho.

Ainda hoje, às 23h59 a Receita vai encerrar o prazo de entrega da Declaração. Após isso o contribuinte que não enviar as informações poderá ser multado. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica quais são as penalidades e multas pelo atraso na entrega.

1º lote da Restituição do Imposto de Renda 2024

Ao todo 5.562.065 contribuintes de todo o país recebem nesse primeiro lote, que é formado em grande maioria pelos grupos prioritários:

  • 258.877 idosos acima de 80 anos
  • 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.

Consulta à restituição do Imposto de Renda

  • Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página oficial da Receita.
  • Depois de fazer o login, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Se após a consulta o contribuinte que estiver na lista não receber o depósito, ele terá que entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar a liberação do valor, clique aqui e confira como solicitar a sua restituição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.