FIM dos feriados? Brasileiros se surpreendem com revelação no calendário festivo

Desde o início do ano os brasileiros foram surpreendidos com o calendário de feriados no país para 2024. Quem estava acostumado com as emendas, as folgas de mais de um dia, acabou se decepcionando com o cronograma para este ano. Confira os próximos feriados confirmados. 

feriado
FIM dos feriados? Brasileiros se surpreendem com revelação no calendário festivo
(Foto: FDR)

O ano de 2024 não está sendo muito atrativo para quem gosta de feriado. Na verdade, a folga por lei e fora do final de semana acaba sendo um alívio na carga horária dos trabalhadores, dando um dia a mais de descanso. 

Além disso, quando o feriado possibilita uma emenda, como quinta e sexta-feira, ou segunda e terça-feira. Ou até uma emenda mais tímida, junto com o final de semana, de sexta-feira a domingo, o setor do turismo ganha com isso, através de reserva de hóteis, restaurantes e outros.

Próximos feriados marcados para 2024

Já chegamos na metade do ano de 2024, e quem estava esperando os feriados para descansar vai acabar se surpreendendo negativamente. Isso porque, no caso dos feriados nacionais onde há um decreto que atende todo o país, a maioria das folgas caem em final de semana. 

  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (sábado): Finados;
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República;
  • 20 de novembro (quarta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra;
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal.

Perceba que os próximos feriados com folga durante a semana estão marcados para novembro, nos dias 15 (sexta-feira) e 20 (quarta-feira). O dia 20 de novembro foi recentemente incluso como feriado nacional, eu conto melhor sobre isso nesta matéria

Como conseguir folga do trabalho fora dos feriados?

Quem estava contando com alguma folga por conta dos feriados, se decepcionou. Os meses de junho, julho e agosto já não possuem feriado nacional em seu calendário, mas em setembro o que há de folga vai cair no sábado. 

Para conseguir um alívio será preciso:

  • Aguardar feriado municipal ou estadual, em que as empresas fecham dependendo do local onde estão endereçadas;
  • Solicitar férias ou time-off no local que você está empregado, sendo um direito de todo trabalhador (as férias são válidas para quem está há mais de 1 ano na mesma empresa);
  • Propor trabalho por escala. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com