Novo feriado! Lula cria nova folga para milhões de trabalhadores em todo país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei 14.759 de 2023 que cria um novo feriado nacional no país. Na realidade, este feriado já era adotado por alguns estados brasileiros, mas com a decisão do presidente todo o Brasil deve adotar a folga. 

feriado
Novo feriado! Lula cria nova folga para milhões de trabalhadores em todo país
(Foto: FDR)

O novo feriado nacional será em comemoração ao Dia da Consciência Negraem novembro. Com a decisão do presidente Lula, tomada ainda em 2023, todos os anos haverão pelo menos seis feriados no segundo semestre. E apenas no mês de novembro serão três folgas garantidas

Quando será o feriado de Consciência Negra?

O feriado de Consciência Negra já era comemorado em 6 estados (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro) e em pelo menos 1.260 cidades. Mas com a sanção da lei, agora todo país deve adotar a folga, com o fechamento de instituições públicas e privadas. 

Por fazer referência a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, o feriado se chamará Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e será comemorado em:

  • 20 de novembro;
  • Quarta-feira em 2024. 

Por conta disso, os trabalhadores terão folga garantida por lei. Caso sejam obrigados a trabalhar têm o direito de trocar a data com folga em outra data, ou ainda, de receberem em dobro pelo dia trabalhado. 

Feriados nacionais em 2024

O próximo feriado nacional está marcado para esta quinta-feira (30), quando será comemorado Corpus Christi. Em junho, julho e agosto não há feriado nacional. O segundo semestre, no entanto, tem outras comemorações como:

  • sábado (7.set): Independência do Brasil;
  • sábado (12.out): Nossa Senhora Aparecida;
  • sábado (2.nov): Finados;
  • 4ª feira (20.nov): Dia da Consciência Negra;
  • 6ª feira (15.nov): Proclamação da República;
  • 4ª feira (25.dez): Natal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com