IPVA e IPTU 2023: cobranças começam a ser feitas a partir de janeiro, veja prazos e regras

Prefeituras e governos do estado de todo o Brasil já começaram o recolhimento dos tributos que são feitos todos os anos. As regras e prazos do IPVA e do IPTU são definidos pelas legislações de cada estado e município, respectivamente. Entenda como funcionam esses impostos.

IPVA e IPTU 2023: cobranças começam a ser feitas a partir de janeiro, veja prazos e regras. (Imagem: FDR)

Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)

O IPTU é recolhido anualmente para garantir serviços e obras públicas realizadas nos municípios. O valor do imposto que cada proprietário de imóvel ou terreno vai pagar varia de acordo com o seu tamanho e localização.

Cada prefeitura é responsável por determinar o calendário de pagamento, os valores e as condições em que podem ser oferecidos descontos aos contribuintes. Além dos descontos, também são determinados perfis, tanto de imóveis quanto de cidadãos, que podem ser contemplados com a isenção do imposto.

Já que as datas de validade e alíquotas aplicadas aos valores variam de acordo com cada cidade, o contribuinte que quiser consultar a sua cobrança do IPTU deve procurar os canais oficiais da gestão municipal. Selecione no site da prefeitura, ou digite no campo de busca, “IPTU 2023” para se informar dos prazos e valores.

De maneira geral, as cobranças do imposto predial têm vencimento para meados do mês de março. Outra medida comum aos municípios brasileiros é a concessão de desconto no valor caso o contribuinte opte por quitar o tributo em cota única.

Outra condição que pode se reverter em economia para o morador é bem simples, mas também costuma dar direito a um percentual de desconto. A adimplência, ou seja, o fato do cidadão estar em dia com os pagamentos anteriores dos seus impostos, é capaz de viabilizar até 10% de desconto na cobrança do IPTU.

No caso das isenções totais de pagamento, quem costuma se beneficiar são os aposentados e pensionistas do INSS. Esse grupo deve comprovar através de documentação que é segurado do órgão previdenciário para se tornar isento do imposto.

Pessoas com renda mensal baixa, de valor também descrito pela legislação de cada prefeitura, são outro grupo que pode ter o direito de solicitar a isenção do IPTU. Em média, o limite da remuneração mensal para que um cidadão seja considerado de baixa renda é o equivalente a três salários mínimos. Lembrando que a quantia pode ser diferente, a depender da cidade.

Um imóvel pode ser declarado como isento de cobrança do imposto quando não corresponde ao valor venal de propriedade. O valor venal é um preço mínimo estabelecido pela gestão municipal, que analisa a condição estrutural e localização do imóvel para determinar quanto ele vale.

Se esse resultado determinado pelo cálculo da prefeitura for menor que o valor venal estabelecido, o proprietário fica isento da cobrança do tributo.

DESCONTO NO IPTU 2023: VEJA COMO PAGAR MENOS NO VALOR DO IMPOSTO USANDO SEU CPF

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

Diferente do imposto predial, a cobrança do IPVA fica a cargo dos governos dos estados. O cálculo do IPVA considera o valor de mercado do veículo, que muda todos os anos. Essa condição pode fazer com o que o tributo fique mais caro para uns proprietários, como também pode viabilizar a isenção do pagamento para outros.

Como funciona o cálculo do valor do IPVA?

Para saber a média de valor de mercado do veículo, os estados usam a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que pode ser consultada gratuitamente na internet. Já a alíquota é determinada pela lei de cada estado e também varia de acordo com o tipo de automóvel do contribuinte.

Quanto mais ultrapassado vai ficando o modelo de um carro, a tendência é que ele perca o seu valor. Em todos os estados brasileiros, os automóveis que atingem um determinado tempo de fabricação, que pode ser de 15 a 20 anos, deixam de receber a cobrança do IPVA.

Os carros não são os únicos veículos que geram imposto para os seus proprietários. Donos de caminhão, ciclomotor, micro-ônibus, ônibus, moto, van e até máquina agrícola também recebem a cobrança anual do tributo. Confira a seguir as alíquotas de alguns estados brasileiros de acordo com cada tipo de automóvel.

Tabela de alíquotas de São Paulo

Tabela de alíquotas do Rio de Janeiro

Tabela de alíquotas do Distrito Federal

Tabela de alíquotas da Bahia

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile