Siga essas dicas para negociar com a escola e pagar mais barato na matrícula escolar de 2023

O início do ano não é marcado apenas pelas festividades, necessidade do pagamento de pagamento de tributos como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ou do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Mas, para quem é responsável por crianças ou adolescentes, também precisará lidar com a matrícula escolar. Alguns comportamentos poderão diminuir o valor dessa taxa.

Siga essas dicas para negociar com a escola e pagar mais barato na matrícula escolar de 2023
Siga essas dicas para negociar com a escola e pagar mais barato na matrícula escolar de 2023 (Imagem: FDR)

Não é preciso chegar janeiro para que a matrícula escolar e a matrícula da faculdade passem a ser uma preocupação. No caso das universidades essa cobrança acontece semestralmente, ou seja, duas vezes ao ano. Nas escolas o pagamento é único, mas deve ser feito entre o fim do ano letivo e antes do início da próxima fase escolar, garantindo a vaga do aluno.

Embora não exista um limite de reajuste que possa ser aplicado a rematrícula, as escolas precisarão esclarecer qual a finalidade do valor que foi apresentado. Inclusive, de acordo com o Procon de São Paulo, a Lei da Mensalidades permite que pais e responsáveis solicitem a instituição de ensino uma planilha informando os custos que justificam o aumento de preço.

O Procon também recomenda que pais e responsáveis estejam atentos a política da escola, isso porque caso a família desista da vaga antes do início das aulas é possível pedir o reembolso da matrícula escolar. Mas, se as aulas já tiverem iniciado, aqueles que desistirem terão o dinheiro de volta com desconto dos dias de aula que já foram disponibilizados.

Como negociar o pagamento da matrícula escolar

Embora por lei as empresas não sejam obrigadas a conceder o desconto, o pedido de negociação do pagamento da matrícula escolar está liberado. A recomendação do presidente da Associação de Pais e Alunos de Instituições Particulares de Ensino do DF (Aspa), Alexandre Veloso, é que os pais se reúnam em grupos e juntos se apresentem na direção da escola.

Para conseguir mais descontos, ainda é possível:

  • Solicitar redução do valor caso o pagamento da matrícula escolar seja feito à vista;
  • Pedir na direção da escola um prazo maior para pagamento;
  • Reforce o histórico da família de bom pagador, a fim de conseguir melhores chances de quitar esse débito;
  • Atente-se à venda casada, a escola não pode condicionar o pagamento da matrícula escolar a compra de matrícula escolar ou uniforme;
  • Apresente documentos que comprovem a diminuição da sua renda e necessidade de facilidades.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]