RG, CNH e CPF: aprenda a emitir a versão DIGITAL dos seus documentos

Os tradicionais documentos de identificação do cidadão brasileiro, como o RG, CNH e o CPF, agora poderão ser acessados de forma digital. A ideia é que o cidadão não fique desprevenido em uma possível necessidade, e consiga ser identificado de forma fácil. Para tanto, mesmo que não esteja com os documentos impressos eles podem ser vistos online.

publicidade

Desde 26 de julho os estados brasileiros passaram a emitir a versão do RG Digital, em um novo formato o modelo pretende unificar o documento em todo país. O Rio Grande do Sul foi o estado pioneiro e já lançou a novidade para os cidadãos. Em seguida, foi a vez do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná.

O modelo novo adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, isso significa que vai abandonar o antigo número do RG. A versão será única para todo país, hoje o documento de identidade tem o número gerado a depender do estado.

Para quem tiver menos de 60 anos a nova versão será obrigatória a partir de 2032. Por tanto, a atual versão do RG continua sendo válida pelo menos pelos próximos dez anos.

publicidade

Além do RG outros documentos são digitalizados

Além deste, o CPF e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também podem ser acessados de forma digital. Com isso, ao sair sem seus documentos o cidadão pode apresentar a versão online para conseguir se identificar.

Vale dizer que o uso no aplicativo não cancela as versões impressas, ou seja, ainda é importante manter em bom estado os documentos em papel. Principalmente porque, em uma situação em que o celular estiver sem bateria, por exemplo, vale o uso do documento impresso.

Como baixar o RG digital

A versão online do documento de identidade é válida para aqueles que possuem o documento em papel com QR Code. O código foi impresso no verso do papel e precisará ser usado para leitura do aplicativo. Cada estado possuí um aplicativo diferente, mas poderão ser acessados nas lojas de versão Android ou iOS.

CPF digital

Por meio do aplicativo Gov.br o cidadão tem acesso ao CPF digital. Ao baixar o app será preciso fazer login com o número do CPF e criando uma senha de acesso. Além deste, outros documentos poderão ser consultados na mesma plataforma.

CNH Digital

Assim como o documento de identidade, ao baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito será necessário fazer a leitura do QR Code da versão impressa. Todas as informações sobre o motorista e até mesmo sobre seu veículo poderão ser consultadas neste app.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.