Posso levar multa apresentando apenas a CNH Digital? Descubra as regras!

A CNH Digital consiste na versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida por carteira de motorista. A posse e o porte do documento são obrigatórios aos condutores de qualquer veículo automotor.

Posso levar multa apresentando apenas a CNH Digital? Descubra as regras!
Posso levar multa apresentando apenas a CNH Digital? Descubra as regras! (Imagem: Divulgação/Detran-RS)

Este modelo foi criado para facilitar a vida do condutor, excluindo a necessidade de portar o documento físico.

Isso porque, a CNH Digital é capaz de reunir várias informações relacionadas ao documento de veículos registrados em cada titularidade, incluindo o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Digital, além de dados correspondentes a infrações de trânsito, entre outras.

Disponível gratuitamente desde 2017, o aplicativo da CNH está disponível para os sistemas Android e iOS, já tendo passado por uma série de atualizações com o objetivo de otimizar os serviços.

A alternativa é extremamente benéfica para aqueles condutores que sempre se esquecem de portar o documento físico, evitando surpresas em uma fiscalização e possível autuação e apreensão do veículo. 

É importante mencionar que a CNH Digital é um recurso opcional e não obrigatório.

No entanto, possui a mesma validade legal do documento físico, livrando o motorista de arcar com multa de R$ 88,38, além de evitar perder 3 pontos na carteira e ter o veículo apreendido devido à direção sem o porte do documento. 

Vale ressaltar que se o aparelho celular estiver descarregado ou apresentar algum problema que impeça o acesso ao aplicativo, o motorista deve portar o documento físico.

Além do que, a autenticidade da CNH é validada pela leitura do QR Code gerado tanto pelo aplicativo quanto naquele presente na versão impressa.

Como baixar e acessar a CNH Digital?

Para obter o aplicativo da CNH Digital no aparelho celular, basta que o motorista faça o seguinte passo a passo:

  • Baixe o aplicativo gratuito da Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelas lojas: Google Play ou App Store;
  • Escaneie o QR Code da sua CNH (É preciso ter a CNH com QR Code impresso no verso. Quem não tiver, deve emitir a segunda via para utilizar o aplicativo);
  • Faça a validação biométrica por meio da câmera do smartphone ou iPhone, enviando foto do seu rosto. O objetivo é provar que é você solicitando o documento oficial, para evitar fraudes;
  • A validação acontece depois da criação de uma senha de acesso;
  • Em seguida a CNH digital estará no seu smartphone  e ficará disponível lá mesmo que você esteja offline, sem internet.

Período de aquisição da CNH Digital

Todo o processo de aquisição da CNH Digital através da Carteira Digital de Trânsito (CDT), desde o download até o fornecimento de todos os dados, validação e conclusão, leva em torno de 20 minutos. Após este tempo, o documento oficial é disponibilizado imediatamente. 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR