Foi parado na blitz? Veja porque CNH Digital vai te ajudar nessa situação

Motoristas com habilitação em mãos podem evitar problemas com a blitz. Com a pandemia do novo coronavírus, os Detran’s de todo o país passaram a otimizar a aceitação da CNH Digital. Isso implica dizer que, quem estiver com o documento na versão online não precisa mais apresenta-lo em papel. Além da praticidade, há outros benefícios no app.

Foi parado na blitz? Veja porque CNH Digital vai te ajudar nessa situação (Imagem: Google)

A CNH digital está sendo cada vez mais utilizada em todo o país. Por meio dela o motorista consegue comprovar sua validação para a circulação em todo o território nacional sem precisar sair com o documento em papel.

O que poucos sabem é que quando parados em blitz a versão online apresenta benefícios.

CNH digital não pode ser recolhida

Normalmente, quando o condutor é visto cometendo alguma infração de trânsito o agente o paralisa e recolhe sua CNH. Isso implica dizer que sem o documento ele passa a perder o direito de dirigir em todo o território nacional.

Porém na CNH digital essa regra é diferente. Tendo em vista que o registro está presente no celular do motorista, o agente não poderá fazer o recolhimento.

Quando há multas, o procedimento para quem apresenta o modelo online é apenas uma notificação, no campo de observações do auto de infração.

Ou seja, é possível permanecer dirigindo, pois a CNH ainda estará disponível para a apresentação. Porém, ainda assim o motorista deve sanar a multa pois em caso de nova consulta haverá a notificação de que o documento apenas não foi suspenso pois estava na versão online.

De modo geral, o condutor passa a ter mais flexibilidade quanto as ações de suspensão de sua habilitação, evitando assim as chances de ficar impossibilitado de dirigir devido a retirada do documento.

Prazo de correção da CNH notificada

Quando for multado, o cidadão deve ir até uma agência do Detran no dia seguinte para poder resolver sua penalização. A grande maioria dos casos consiste no pagamento de taxas e na sequência o órgão contabiliza o número de pontos que foram perdidos na carteira.

Caso negative todos os pontos permitidos ficará sujeito a uma suspensão do documento até que o mesmo seja renovado. Apenas nos casos de Lei Seca é que além de ter a CNH marcada, o condutor deve entregar também o seu veículo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.