Com o apoio de ANITTA, LULA aumenta sua POPULARIDADE nas REDES SOCIAIS

Há dez dias, desde que a cantora Anitta declarou apoio ao candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente ganhou mais popularidade nas redes sociais. A influencia foi medida pelo Índice de Popularidade Digital (IPD), que é calculado diariamente pela empresa de consultoria e pesquisa Quaest.

Com o apoio de ANITTA, LULA aumenta sua POPULARIDADE nas REDES SOCIAIS
Com o apoio de ANITTA, LULA aumenta sua POPULARIDADE nas REDES SOCIAIS (Imagem: FDR)

Do outro lado, após Jair Bolsonaro (PL) levantar informações falsas sobre as urnas eletrônicas, o mesmo indicador mostrou queda do atual presidente da República. Ao considerar o desempenho na internet, Lula e Bolsonaro acabam se entrelaçando nos resultados, devido as suas aparições que viralizam.

No IPD, Bolsonaro ocupa a primeira posição neste ranking praticamente o ano todo. Para se ter uma ideia da influencia digital, somente no Instagram, o atual presidente tem 20,3 milhões de seguidores. Enquanto Lula possuí 5,5 milhões na mesma rede social.

No entanto, o candidato petista tem elevado seu índice neste ranking. Foi visto que seu pico mais recente aconteceu no último dia 11 de julho, ocasião em que Anitta declarou apoio à candidatura de Lula.

Em seu Twitter, a cantora escreveu a seguinte mensagem: “Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula e quem quiser minha ajuda para fazer ele bombar aqui na internet, tik tok, Twitter, Instagram é só pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra a lei eleitoral eu farei“.

Apenas esta postagem da artista contou com pouco mais de 350 mil curtidas. E claro, bombou nas redes. O outro momento em que Lula ultrapassou o atual presidente no IPD foi entre o período de 17 a 22 de junho. Na ocasião, só se falava sobre a morte indigenista Bruno Pereira, 41, e do jornalista britânico Dom Phillips, 57, na região do Vale do Javari (AM).

Como a popularidade de Lula e Bolsonaro influenciam nas eleições

Mensalmente a Folha de S. Paulo publica o resultado do Índice de Popularidade Digital. A régua vai de 0 a 100, e pode ser usada como um termômetro para entender melhor a corrida eleitoral. Desde 2018 esta ferramenta é usada, e analisa seis sites: Facebook, Twitter, Instagram, Google, YouTube e Wikipedia.

São analisados: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

O caso com Anitta fez Lula ter um salto de 62,6 para 77,8 no índice. Algo que não aconteceu nem mesmo com a morte do seu apoiador político, em uma festa de aniversário em Foz do Iguaçu (PR).

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile