Com o apoio de ANITTA, LULA aumenta sua POPULARIDADE nas REDES SOCIAIS

Há dez dias, desde que a cantora Anitta declarou apoio ao candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente ganhou mais popularidade nas redes sociais. A influencia foi medida pelo Índice de Popularidade Digital (IPD), que é calculado diariamente pela empresa de consultoria e pesquisa Quaest.

Com o apoio de ANITTA, LULA aumenta sua POPULARIDADE nas REDES SOCIAIS
Com o apoio de ANITTA, LULA aumenta sua POPULARIDADE nas REDES SOCIAIS (Imagem: FDR)

Do outro lado, após Jair Bolsonaro (PL) levantar informações falsas sobre as urnas eletrônicas, o mesmo indicador mostrou queda do atual presidente da República. Ao considerar o desempenho na internet, Lula e Bolsonaro acabam se entrelaçando nos resultados, devido as suas aparições que viralizam.

No IPD, Bolsonaro ocupa a primeira posição neste ranking praticamente o ano todo. Para se ter uma ideia da influencia digital, somente no Instagram, o atual presidente tem 20,3 milhões de seguidores. Enquanto Lula possuí 5,5 milhões na mesma rede social.

No entanto, o candidato petista tem elevado seu índice neste ranking. Foi visto que seu pico mais recente aconteceu no último dia 11 de julho, ocasião em que Anitta declarou apoio à candidatura de Lula.

Em seu Twitter, a cantora escreveu a seguinte mensagem: “Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula e quem quiser minha ajuda para fazer ele bombar aqui na internet, tik tok, Twitter, Instagram é só pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra a lei eleitoral eu farei“.

Apenas esta postagem da artista contou com pouco mais de 350 mil curtidas. E claro, bombou nas redes. O outro momento em que Lula ultrapassou o atual presidente no IPD foi entre o período de 17 a 22 de junho. Na ocasião, só se falava sobre a morte indigenista Bruno Pereira, 41, e do jornalista britânico Dom Phillips, 57, na região do Vale do Javari (AM).

Como a popularidade de Lula e Bolsonaro influenciam nas eleições

Mensalmente a Folha de S. Paulo publica o resultado do Índice de Popularidade Digital. A régua vai de 0 a 100, e pode ser usada como um termômetro para entender melhor a corrida eleitoral. Desde 2018 esta ferramenta é usada, e analisa seis sites: Facebook, Twitter, Instagram, Google, YouTube e Wikipedia.

São analisados: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

O caso com Anitta fez Lula ter um salto de 62,6 para 77,8 no índice. Algo que não aconteceu nem mesmo com a morte do seu apoiador político, em uma festa de aniversário em Foz do Iguaçu (PR).

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]