INSS: extrato do 13º salário já pode ser consultado; saiba como

Pontos-chave
  • Calendário de pagamentos do 13º do INSS começa na segunda, 25;
  • Extrato de pagamentos do INSS pode ser consultado pelos canais remotos;
  • Liberações consistem na antecipação do benefício que seria pago até o final do ano.

O pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa na próxima segunda-feira, 25, contemplando os beneficiários que recebem até um salário mínimo. A primeira etapa do cronograma de pagamentos está prevista para terminar no dia 6 de maio. 

INSS: extrato do 13º salário já pode ser consultado; saiba como
INSS: extrato do 13º salário já pode ser consultado; saiba como. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Os segurados do INSS com dúvida sobre o direito ao quando irão receber o 13º salário podem consultar o extrato pelo site ou aplicativo Meu INSS, desde que tenham login e senha. Do contrário, será preciso criar na hora. Destacando que, se tratando do aplicativo, é preciso fazer o download disponível na App Store ou Play Store, lojas virtuais dos sistemas iOS e Android. 

Lembrando que o 13º salário é dividido em duas parcelas, as quais serão pagas de acordo com o cronograma padrão de pagamentos do INSS do mês em questão. O instituto declarou que o extrato de pagamento do benefício já está disponível, logo, pode ser conferido por todos os segurados, tendo em vista que a folha já foi gerada e os valores liberados. 

Contudo, ainda não é possível verificar o valor depositado na conta bancária. O 13º salário irá contemplar cerca de 31,6 milhões de segurados, que serão responsáveis pela movimentação do montante aproximado de R$ 54,7 milhões na economia do país. 

Vale destacar que a viabilização do benefício nas próximas semanas consiste apenas em uma antecipação originalmente prevista para o final do ano. Logo, o montante investido não representa um gasto extra aos cofres públicos, tendo em vista que já estava previsto no Orçamento de 2022. 

13° Salário do INSS: Quem vai receber? Veja as regras e o calendário!

Entenda o 13º salário do INSS

O 13º salário é um benefício trabalhista, normalmente concedido aos trabalhadores amparados pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Contudo, o abono natalino, também se estende aos segurados do INSS.

As características são as mesmas, o pagamento equivalente ao valor do benefício mensal é pago em duas parcelas de 50% cada. A diferença é que na segunda parcela ocorre a incidência dos encargos devidos, como o Imposto de Renda para quem é contribuinte, neste caso, no modelo retido na fonte.

Benefícios contemplados pelo 13º salário do INSS

O 13º salário do INSS se estende a quase todos os segurados da autarquia. Em tese, aqueles que recebem os seguintes benefícios:

A exceção fica por conta dos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Destacando que o valor integral é pago somente aos segurados que já recebem os respectivos benefícios há um ano ou mais. Do contrário, o cálculo da quantia liberada será proporcional aos meses como beneficiário.

Consulta do 13º salário

A consulta sobre o 13º salário do INSS pode ser feita por quatro meios distintos. Observe a seguir:

Site Meu INSS

Aplicativo Meu INSS 

Central de Atendimento 135

Quem tiver dificuldades de acessar os meios digitais pode recorrer à Central de Atendimento do INSS pelo telefone, é só ligar no número 135. O atendimento fica disponível de segunda a sábado das 07h às 22h e não possui nenhum custo. 

Atendimento presencial 

Os mais tradicionais podem recorrer aos atendimentos presenciais na unidade mais próxima do INSS. Entretanto, o atendimento é feito com data e horário marcados. 

Calendário do 13º do INSS

Primeira parcela para quem recebe até um salário mínimo 

Segunda parcela para quem recebe até um salário mínimo 

Primeira parcela para quem recebe até o teto do INSS

Segunda parcela para quem recebe até o teto do INSS

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile