Nesta sexta-feira (04/04), trabalhadores e beneficiários de programas sociais têm motivos para checar suas contas: 3 benefícios diferentes estão com saques liberados hoje. As liberações envolvem tanto quem está estudando quanto idosos de baixa renda, com valores que podem ajudar no orçamento do mês ou quitar pendências financeiras.

pode ter direito. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Entre os benefícios com saques liberados estão: o Pé-de-Meia, o INSS e o BPC. Se você se enquadra em algum dos critérios exigidos, pode ter valores disponíveis para saque imediato.
Saques liberados
Pé-de-Meia
Os depósitos liberados no Pé-de-Meia, que ocorrem até 7 de abril, são referentes ao incentivo de matrícula, no valor de R$ 200 pago a todos os estudantes que se enquadram nos critérios do programa.
INSS e BPC
Os pagamentos do INSS seguem sendo feitos para aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo ou acima de um salário mínimo. Assim, recebem hoje beneficiários com cartão de benefício com final 9 (para quem recebe um salário mínimo) e final 4 e 9 (para quem recebe mais de um salário mínimo.
Já o BPC é pago no valor de um salário mínimo de R$ 1.518 para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Este pagamento segue o mesmo calendário do INSS e hoje recebem beneficiários com cartão de benefício com final 9.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, traz mais detalhes sobre valor, calendário oficial de pagamentos e grupos aceitos no BPC.
Como consultar os benefícios?
Os estudantes do Pé-de-Meia podem consultar o saldo e futuras liberações do benefício através do aplicativo Jornada do Estudante, disponível para download em celulares e tablets. O login no app deve ser feito com o CPF do estudante, utilizando a conta Gov.br, que pode ser de nível de segurança bronze.
Já os aposentados do INSS e BPC podem consultar o valor do seu benefício através do aplicativo “Meu INSS” ou no site meu.inss.gov.br. Também é possível obter informações pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, informando o CPF e confirmando dados cadastrais.