14º salário do INSS é confirmado para março? Veja quem será contemplado

Aposentados e pensionistas seguem aguardando 14º salário prometido por Bolsonaro. Desde 2020, há um debate sobre a possibilidade de aprovação de um abono extra, destinado para os segurados do INSS. A proposta vem se arrastando em um clima de incertezas, mas foi recentemente debatida pelas Comissões da Câmara dos Deputados. Acompanhe.

14º salário do INSS é confimado para março? Veja quem será contemplado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
14º salário do INSS é confimado para março? Veja quem será contemplado (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O 14º salário pelo INSS foi uma medida sugerida por parte dos deputados, diante dos impactos de crise econômica do novo coronavírus. Nos últimos dois anos, a população teve o 13º salário antecipado para o primeiro semestre, de modo que ficasse descapitalizada em 2022. Como alternativa, surgiu a liberação de um novo salário extra.

14º salário do INSS foi aprovado?

Atualmente o texto está sendo debatido pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, que optou parcialmente por sua aprovação. Chamado de 13º salário em dobro, foi transformado em um Projeto de Lei 4367/20 de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e que conta como relator o deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE).

Até o momento, sua concessão não foi garantida, mas de acordo com a análise do texto na Comissão de Finanças e Tributação, é preciso reajustar alguns pontos relativos ao enquadramento do texto na legislação fiscal, de modo que seja possível definir as verbas que o custeará.

Isso implica dizer que não há ainda uma previsão de concessão do pagamento. O benefício pode ser sancionado este ano, mas quitado apenas em 2023 ou não ser nem ao menos aprovado.

13º salário confirmado

O INSS já informou que o abono natalino está confirmado e voltará aos calendários normais de pagamento. O valor permanece concedido em duas parcelas com 50% cada. As datas podem ser acompanhadas no calendário abaixo:

Para o segurado que ganha um salário mínimo:

Benefício final 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de agosto 24 de novembro
2 26 de agosto 25 de novembro
3 29 de agosto 28 de novembro
4 30 de agosto 29 de novembro
5 31 de agosto 30 de novembro
6 01 de setembro 01 de dezembro
7 02 de setembro 02 de dezembro
8 05 de setembro 05 de dezembro
9 06 de setembro 06 de dezembro
0 08 de setembro 07 de dezembro

Para o segurado que ganha acima de um salário:

Benefício final 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 01 de setembro 01 de dezembro
2 e 7 02 de setembro 02 de dezembro
3 e 8 05 de setembro 05 de dezembro
4 e 9 06 de setembro 06 de dezembro
5 e 0 08 de setembro 07 de dezembro

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.