IR 2022: você sabia que as milhas precisam ser declaradas?

Muitos contribuintes não sabem, mas os pontos acumulados em programas de fidelidade, especialmente os de cartões de crédito, que muitos consumidores utilizam para trocar por benefícios, como passagens aéreas, precisam ser declarados no Imposto de Renda 2022.

“Milhas aéreas são bens e devem ser declaradas como qualquer outro que a pessoa possui”, disse José Passos, especialista em finanças pessoais e fundador da comunidade Papo de Holder, ao Valor Investe.

Ele contou três dicas básicas que devem ser seguidas para declarar milhas no Imposto de Renda: 

Porém, José faz um alerta para a venda superior a R$35 mil em milhas aéreas dentro de apenas um mês, que causa a obrigatoriedade de pagamento de 15% de Imposto de Renda do lucro obtido. Sendo assim, a alíquota recai sobre a diferença positiva entre os valores de compra e venda das milhas, caso o valor da venda supere os R$ 35 mil.

“Caso a venda não ultrapasse esse limite, a pessoa estará isenta de pagar imposto de renda”, destacou Passos.

Este pagamento do imposto relativo ao lucro oriundo da venda milhas é feito através de DARF e registrado no Sistema de Ganho de Capital (GCAP), também da Receita Federal. Os dados gravados no GCAP originam um arquivo txt, que precisa ser salvo pelo contribuinte e exportado para a Declaração de IR.

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2022

As pessoas que se encaixarem em alguma das situações listadas abaixo, devem entregar a declaração do IR este ano:

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile