Anitta e até o ‘Incrível Hulk’ convocam jovens para tirar título de eleitor; confira passo a passo

Pontos-chave
  • Famosos de unem em campanha para emissão do título de eleitor dos jovens;
  • Emissão e regularização do título deve acontecer até 4 de maio;
  • TSE registrou o menor número de adolescentes aptos a votar na história.

Várias celebridades têm usado as redes sociais para convocarem os jovens a tirar o título de eleitor em pleno ano eleitoral. A ação já contou com o apoio de artistas como Anitta, Luíza Sonza, Juliette Freire, e até o ator hollywoodiano, Mark Ruffalo, conhecido pelo papel de Incrível Hulk em Os Vingadores. 

A campanha é uma iniciativa bastante informal, embora tenha conquistado novos participantes. Ela começou após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar os registros de título de eleitor obtidos por jovens entre 16 e 17 anos. Foi então que se descobriu o menor índice da história.

Por exemplo, enquanto nas eleições de 2018 para eleger o presidente da República, 1,4 milhão de brasileiros na faixa etária mencionada já haviam emitido o título de eleitor. Em 2022 este número caiu para 830 mil adolescentes. 

Anitta

Anitta, que se consolidou como a cantora pop brasileira com a maior projeção internacional, incentiva os jovens a tirarem o título de eleitor, a começar dos fãs. A artista fez o clamor através da conta dela no Twitter com a seguinte fala: “Então agora é isso, me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16, eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor. 

Luíza Sonza 

A cantora gaúcha também fez o mesmo pedido aos jovens, mas através de posts no stories em sua conta no Twitter. Na oportunidade, ela aproveitou para anexar o link do TSE, instruindo os futuros eleitores a acessarem a plataforma para obter as informações necessárias para a emissão do documento. 

“Então, por favor, clica aqui nesse link e tira o título de eleitor, porque esse ano é muito importante e você precisa votar. Não adianta só gritar ‘Fora, Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor. Façam o favor, jovens”, declarou. 

Giovanna Ewbank

A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank também entrou na “brincadeira” através da conta dele no Twitter. Em tom de advertência ela disse: “Gente, pro Brasil mudar tem que votar direito e pra isso TEM que tirar o título”.

Logo em seguida ela instruiu os seguidores com os passos necessários para emitir o documento, informando que o procedimento pode ser feito tanto no aplicativo quanto no site do TSE. 

Assim como a publicação de Anitta, o post de Ewbank também foi compartilhado por Bruna Marquezine com os seguintes dizeres: “Bora, galera adolescentes”! Em complemento ao tuíte de Anitta ela ponderou: “Vocês ficam falando ‘Anitta, faz alguma coisa’, mas não dá pra salvar o país sozinha não… Vamos coçar o saco vocês também… Faz esse título de eleitor aí logo”, afirmou. 

Juliette

A vencedora da última edição do BBB, Juliette, também escreveu no Twitter: “O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação de que o número de adolescentes de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos de história”, lamentou a ex-brother. 

Ela completou a fala ressaltando a importância do voto na qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, a educação, o transporte e a alimentação. 

Inês Brasil 

A cantora e dançarina, Inês Brasil também se juntou à onda e fez uma série de publicações no Twitter. Em sua conta na plataforma, ela começou fazendo um pedido para que os jovens futuros eleitores tirem cinco minutos do tempo para emitir o documento.

“Se você já tem 16 anos, pode tirar seu título de eleitor e fazer a diferença nesse ano tão importante, graças a Deus!”. As mensagens de Inês Brasil seguiram com um “Fora, Bolsonaro! Amo vocês”.

Zeca Pagodinho

O ícone do samba, Zeca Pagodinho, também aderiu à campanha por meio de uma publicação em vídeo para os seus mais de 500 mil seguidores no Twitter. Na gravação ele incentiva a emissão do título de eleitor, explicando o quanto fácil e rápido é o procedimento atualmente. “É online e não precisa de biometria! O prazo final é 4 de maio, não deixe para a última hora”, disse o artista. 

Mark Ruffalo

O Íncrivel Hulk, melhor dizendo, o ator que interpretou o personagem nervosinho entre tantos outros papeis aclamados como Matt Flamhaff em De Repente 30, também se juntou à campanha compartilhando o tuíte de Anitta. Na oportunidade ele fez uma comparação com as eleições presidenciais norte-americanas. 

“Em 2020, os americanos só derrubaram Donald Trump porque um número recorde de eleitores fez uso de seus direitos democráticos, em especial os jovens. Para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos precisam se registrar para votar no próximo pleito”, concluiu. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.