Título de eleitor: Como e onde tirar documento para período eleitoral de 2022?

Em 2022, brasileiros devem ir às urnas para decidir por meio de voto o presidente da república, além de também votar para governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Para exercer o direito de votar, o cidadão precisa do título de eleitor, documento necessário para o período eleitoral.

O primeiro turno das eleições de 2022 deve acontecer em 2 de outubro do mesmo ano. Mesmo com pouco menos de um ano até o dia da votação, eleitores devem se preparar com antecedência para o momento.

Cheque se o sue título de eleitor está regular

Para os eleitores que já possuem o título de eleitor, é importante checar se a situação do documento é regular, se existe alguma dívida a ser quitada. 

Para quem deseja atualizar endereço e transferir de município ou zona eleitoral, ou mesmo queira modificar seus dados pessoais, como colocar o nome social no título de eleitor, o prazo para solicitar tais mudanças é até o dia 4 de maio de 2022. 

Como solicitar serviços

Até o próximo dia 4 de maio, eleitores devem solicitar atendimento pelo sistema Título Net, no site do TRE. Para quem não possui acesso à internet ou necessita de ajuda com o sistema, é preciso entrar em contato com a Justiça Eleitoral da sua região.

Como tirar título de eleitor

Segundo a Constituição Federal, o voto é obrigatório para brasileiros maiores de 18 anos. O exercício de cidadania é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e para jovens entre 16 e 17 anos de idade.

O título de eleitor pode ser feito de forma online ou presencial, entenda o passo a passo:

  • Entre no site Título Net ou vá ao cartório eleitoral mais próximo da sua residência;
  • Tenha em mãos comprovante de residência atualizado, documento de identificação com foto, certificado de quitação do Serviço Militar para homens entre 18 e 45 anos, além do comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral caso seja necessário;
  • Em seguida tire uma selfie com sua identidade próxima ao seu rosto, no caso do processo ser online;
  • Preencha as informações solicitadas;
  • Durante o processo pela internet, você terá acesso ao app e-Título. Caso o procedimento esteja sendo realizado no cartório eleitoral, você terá a via impressa.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!