Eleições 2022: Título de eleitor foi perdido? Saiba como emitir versão online

As eleições de 2022 estão chegando, e para votar é necessário apresentar o título de eleitor juntamente com documento com foto. Porém, aqueles que perderam o seu título podem acessá-lo por meio da plataforma e-título.

E-título

O e-título é um aplicativo que funciona como uma versão digital para o documento de votação. Foi criado como forma de facilitar a vida dos cidadãos e de prática sustentável, fazendo com que diminua as impressões, chances de extravio e entre outras.

Neles constam informações básicas, além de permitir que o cidadão justifique seu voto, consulte suas informações junto à Justiça Eleitoral, entre outras opções. 

Os cidadãos que realizaram o cadastro da biometria terão sua foto no aplicativo, mas aqueles que não fizeram precisam abri o QR Code para validação na zona eleitoral.

No aplicativo, há ainda um campo de notificações em que a Justifica Eleitoral compartilha diversas informações sobre o processo eleitoral no país, alerta sobre fake news e mais funções.

Como emitir versão online do título de eleitor?

Aqueles que perderam o título podem acessar o documento pelo aplicativo e-título:

  1. Preencha seus dados básicos como nome e filiação;
  2. No campo “Tipo de documento” — Selecione “Título de eleitor”;
  3. Depois, o app vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Caso erre algum, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou;
  4. Cadastre uma senha e confirme;

Como emitir certidão de quitação eleitoral com e-Título

  1. Vá ao campo “Mais Opções”
  2. Selecione “Quitação Eleitoral”
  3. O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone;

Normalmente os documentos vão pasta “documentos” ou “downloads”.

Nada consta criminal eleitoral como emitir?

  1. Vá ao campo “Mais Opções”;
  2. Selecione “Nada consta criminal eleitoral”;
  3. O aplicativo vai gerar o documento. Clique no ícone com a seta para baixo e o arquivo PDF será baixado para seu telefone;

Como justificar o voto com o e-Título

  1. Selecione o campo “Mais opções”;
  2. Marque a opção: “justificativa de ausência”;
  3. Selecione o período eleitoral que deseja justificar, depois preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
  4. Coloque em anexo um documento que comprove a sua justificativa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.