Eleições 2022: confira como regularizar o título de eleitor

Prazo para a regularização do título de eleitor é determinado pela Justiça. Os cidadãos terão até o dia 4 de maio para validarem o documento que autoriza a participação nas eleições de 2022. O procedimento deve ser feito pela internet, sob a necessidade de comprovação do titular. Acompanhe.

As eleições de 2022 acontecem no segundo semestre deste ano, mas a população tem até o mês de maio para regularizarem o título de eleitor. Mudança do local de votação, pagamento de multas e demais procedimentos devem ser feito dentro do prazo para garantir a participação na campanha.

Quem estiver em dúvidas quanto a situação do título, pode consultar pelo sistema Título Net. Na plataforma, informe os dados de identificação pessoal e veja se há necessidade de fazer algum reajuste. O cidadão que não votou nas últimas eleições, precisa fazer o pagamento da multa de R$ 3,50, caso não tinha justificado sua falta.

Há ainda os títulos que foram cancelados devido a ausência por três votações consecutivas. Para esse grupo, além da multa, é preciso requerer a revisão do cancelamento ou a transferência de domicílio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Como regularizar o título de eleitor

Para resolver suas pendencias com a justiça eleitoral, acesse o Título Net. Será feito um procedimento de checagens e quitação de pendências, sendo posteriormente necessário anexar a seguinte documentação:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Depois de anexar os informes acima, você precisa tirar uma foto, selfie, segurando seu documento ao lado do rosto. Por fim, valide o pedido de regularização e aguarde o andamento do processo.

A justiça eleitoral enviará para seu e-mail e celular um código que lhe permitirá consulta sobre as mudanças. No caso de quem reside fora do país, a validação exige ainda a aprovação na embaixada ou consulado do Brasil, sendo possível apenas votar nas eleições para presidente da República.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.