Eleições 2022: Tudo o que os pré-candidatos já prometeram sobre futuro da Petrobras e combustíveis

Candidatos à presidência passam a anunciar medidas para baratear o valor da gasolina. Nos próximos meses, será iniciada a campanha eleitoral para as eleições de 2022. Diversos nomes já estão circulando na imprensa nacional, com promessas para garantir o desenvolvimento econômico. Veja o que é dito sobre o preço dos combustíveis na Petrobrás.

Eleições 2022: Tudo o que os pré-candidatos já prometeram sobre futuro da Petrobras e combustíveis (Imagem: FDR)
Eleições 2022: Tudo o que os pré-candidatos já prometeram sobre futuro da Petrobras e combustíveis (Imagem: FDR)

Recentemente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alegou que em seu governo irá trabalhar para for fim a dolarização da gasolina. Ele diz ser inaceitável o plano de venda da Petrobrás, defendendo a permanência da empresa como uma estatal pública que é um direito da população.

“Nós não vamos manter o preço dolarizado. Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil, têm direito de receber dividendos quando a Petrobras der lucro, mas é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro.”

Bolsonaro

Por diversas vezes, Bolsonaro já se pronunciou sobre o preço da gasolina. Ele alega que quem está de fora de seu mandato acredita ser fácil gerenciar esse segmento, mas que tudo depende de manobras estratégias que garantam a estabilidade fiscal do país.

“Eu entendo que a Petrobras é estratégica. Por isso eu não gostaria de privatizá-la, esse é o sentimento meu. Então é o recado que eu dou para o pessoal da Petrobras: vamos ajudar a buscar uma solução“, disse.

“Alguém acha que eu sou o malvadão, que foi aumentado o preço da gasolina e do diesel ontem porque sou o malvadão? Primeiro que não tenho controle sobre isso. Se pudesse, ficaria livre da Petrobras”, falou o chefe de estado.

Sérgio Moro

O ex-juíz defendeu a privatização da Petrobrás e alegou que a venda das estatais pode garantir um novo desenvolvimento para a economia nacional. De acordo com ele, a medida deverá otimizar a exploração do petróleo

“Se do ponto de vista econômico fizer sentido a privatização da Petrobras, se isso gerar eficiência para a economia, a decisão tem que ser tomada”.

João Doria

O governador de São Paulo, João Doria, também já informou que se for eleito, irá aprovar o projeto de privatização da Petrobrás, objetivando ampliar a competitividade nesse segmento:

“Haverá uma modelagem benfeita e profunda para garantir que a Petrobras possa cumprir um novo papel em sua história nas mãos da economia privada. Ela não terá o mesmo tamanho que tem hoje. Será fatiada. As empresas que vencerem o leilão terão que mensalmente aportar recursos a um fundo de compensação que será um colchão a cada vez que tivermos aumentos mais expressivos no barril de petróleo no plano internacional.”

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.