Fies 2022: MEC abre mais de 66 mil vagas hoje (8); saiba como se inscrever

O Ministério da Educação (MEC) liberou mais de 66 mil vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nesta terça-feira, 8. O quantitativo se refere a inscrições para a primeira rodada do programa em 2022, permitindo que novos interessados se candidatem a uma vaga até a próxima sexta-feira, 11. 

Fies 2022: MEC abre mais de 66 mil vagas hoje (8); saiba como se inscrever
Fies 2022: MEC abre mais de 66 mil vagas hoje (8); saiba como se inscrever. (Imagem: FDR)

A inscrição desta nova etapa do Fies segue o modelo padrão, ou seja, através do cadastro no Portal Único hospedado no Gov.br. Portanto, o acesso requer os dados originais do Gov.br, que são o CPF e senha registrados no site. O estudante que ainda não possuir uma conta no site deve criar o cadastro inicial. 

No ato das inscrições, os estudantes que concorrem a uma bolsa pelo Fies têm a chance de escolher até três opções  de cursos de graduação, desde que estejam disponíveis na universidade de preferência. Em caso de dúvidas sobre o curso desejado, é importante saber que é possível trocar a preferência até o prazo final de cadastro, dia 11 de março. 

O total de vagas oferecidas pelo Fies no primeiro semestre de 2022 é 66.555. Cada uma dessas vagas possibilita ao candidato a aquisição de bolsas de graduação parciais ou integrais em universidades privadas por todo o país. 

Na atual edição, o Fies irá viabilizar 110.925 vagas, sendo 66.555 vagas para o primeiro semestre e o saldo de 44.370 para o segundo semestre. Nesta edição houve a particularidade de que o Fies não usou as notas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. 

O cronograma da atual edição do Fies será o seguinte:

  • Inscrições: 08 a 11 de março;
  • Resultado da Chamada Regular: 15 de março;
  • Complementação da Inscrição: 16 a 18 de março;
  • Manifestação pela Lista de Espera: 16 a 28 de março.

O Fies  tem o objetivo de possibilitar a inserção de estudantes na rede privada de ensino superior para cursos de graduação. Os interessados em obter o financiamento estudantil devem ter participado de, pelo menos, uma edição do Enem a partir de 2010.

Mas não basta ter feito o exame, é preciso ter obtido uma média positiva pelo MEC, bem como nos processos seletivos realizados pelas instituições particulares.

No geral, é preciso apresentar a média igual ou superior a 450 pontos nas cinco últimas provas do Enem, bem como uma nota maior que zero na redação. Não serão aceitos os estudantes que tiverem participado do Enem apenas para treino. 

A lista dos cursos disponíveis pelo Fies pode ser conferida pelo próprio site do programa, tal qual a quantidade de vagas para cada unidade federativa. Para se inscrever no Fies, basta executar o passo a passo a seguir:

  • Acessar o site do Fies;
  • Clicar no botão “Minha Inscrição”;
  • Selecionar a opção “Fazer Cadastro”;
  • Fazer o login no site GOV.br e preencher o formulário;
  • Concluído o cadastro, o candidato será redirecionado à página do Fies;
  • Clique em “Entrar com GOV.BR”, e forneça o CPF e senha cadastrados;
  • Preencha um novo formulário com todas as informações solicitadas e pronto.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.