Fies: renegociação de dívidas começa na próxima semana; saiba como realizar

Estudantes em situação de inadimplência poderão realizar a renegociação com o Fies a partir da próxima segunda-feira. Os procedimentos foram regulamentados pelo Governo Federal; saiba mais.

Fies: renegociação de dívidas começa na próxima semana; saiba como realizar
Fies: renegociação de dívidas começa na próxima semana; saiba como realizar (Imagem: FDR)

A Medida Provisória, a MP nº 1.090 foi publicada em 30 de dezembro de 2021 e regulamenta a renegociação de dívidas junto ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O procedimento poderá ser feito pelos estudantes que têm financiamento junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal.

Quem pode fazer a renegociação com o Fies?

Para ter acesso a esse serviço o usuário deve estar inserido em um dos dois grupos descritos na MP e terão acesso aos benefícios abaixo:

  • Possuem dívidas com 90 a 360 dias de atraso, a medida prevê desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.
  • Que estão inadimplentes a mais de 360 dias, nesse caso o desconto concedido será de 86,5% no saldo devedor, também com eliminação dos encargos.

Caso o estudante esteja inscrito Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e seja beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%.

Além disso, o valor remanescente dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes, com pagamento de parcela mínima de R$ 200.

Veja como a renegociação vai funcionar em cada instituição bancária.

Renegociação Fies no Banco do Brasil

Mais de 500 mil estudantes possuem débitos em atraso com o banco; para eles a renegociação vai acontecer através do aplicativo.

Ao acessar o app com seus dados, basta clicar em Soluções de Dívidas, Renegociação Fies>“Renegociar parcelas”, análise/ simule as condições de parcelamento; lá é possível conferir todas as informações.

Para maiores informações acesse BB – Financiamento Estudantil, pelo WhatsApp (61-4004-0001) ou Central de Atendimento BB (0800-729-0001)

Renegociação Fies na Caixa Econômica

Na Caixa aproximadamente 800 mil estudantes, cuja dívida média é de R$ 35 mil, poderão realizar a renegociação de seus contratos na CAIXA, de forma 100% digital.

Para ter acesso a renegociação basta acessar o site sifesweb.caixa.gov.br, no portal é possível fazer uma simulação da negociação.

Demais informações poderão ser conferidas no endereço Caixa Fies ou ligar para o 0800 726 0101.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.