Fies 2022: inscrições começam em março; saiba como participar

Nesta quarta-feira, 19, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), divulgou o início do período de inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O edital da primeira edição do programa de financiamentos referente ao primeiro semestre de 2022 já foi divulgado, o pode ser conferido na seção 3 do Diário Oficial da União (DOU).

Na atual edição, o Fies irá viabilizar 110.925 vagas, sendo 66.555 vagas para o primeiro semestre e o saldo de 44.370 para o segundo semestre. Conforme disposto na Portaria, nesta edição o Fies não usou as notas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. 

O cronograma da atual edição do Fies será o seguinte:

  • Inscrições: 08 a 11 de março;
  • Resultado da Chamada Regular: 15 de março;
  • Complementação da Inscrição: 16 a 18 de março;
  • Manifestação pela Lista de Espera: 16 a 28 de março.

O Fies  tem o objetivo de possibilitar a inserção de estudantes na rede privada de ensino superior para cursos de graduação. Os interessados em obter o financiamento estudantil devem ter participado de, pelo menos, uma edição do Enem a partir de 2010.

Mas não basta ter feito o exame, é preciso ter obtido uma média positiva pelo MEC, bem como nos processos seletivos realizados pelas instituições particulares.

No geral, é preciso apresentar a média igual ou superior a 450 pontos nas cinco últimas provas do Enem, bem como uma nota maior que zero na redação. Não serão aceitos os estudantes que tiverem participado do Enem apenas para treino.

Fies 2022: inscrições começam em março; saiba como participar
Fies 2022: inscrições começam em março; saiba como participar. (Imagem: FDR)

 

A lista dos cursos disponíveis pelo Fies pode ser conferida pelo próprio site do programa, tal qual a quantidade de vagas para cada unidade federativa. Para se inscrever no Fies, basta executar o passo a passo a seguir:

  • Acessar o site do Fies;
  • Clicar no botão “Minha Inscrição”;
  • Selecionar a opção “Fazer Cadastro”;
  • Fazer o login no site GOV.br e preencher o formulário;
  • Concluído o cadastro, o candidato será redirecionado à página do Fies;
  • Clique em “Entrar com GOV.BR”, e forneça o CPF e senha cadastrados;
  • Preencha um novo formulário com todas as informações solicitadas e pronto.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.