Fies atrasado: confira como realizar pagamentos pendentes

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma “mão na roda” para muitos estudantes que desejam cursar o ensino superior em uma universidade privada, mas não possuem condições de arcar com os custos elevados do curso. 

Fies atrasado: confira como realizar pagamentos pendentes
Fies atrasado: confira como realizar pagamentos pendentes. (Imagem: FDR)

Muitas vezes, essa preferência está relacionada às prioridades de conciliação entre o curso, estágio e trabalho, uma rotina que, embora seja pesada, oferece mais oportunidades do que a carga horária de uma universidade federal.

Durante a graduação na qual o aluno já está inscrito no Fies, dependendo do percentual do seu financiamento, os custos por fora são mínimos ou simbólicos. Isso porque, o financiamento pode cobrir os custos de 25% a 100% do curso. Na situação de quem conseguiu o financiamento total, será preciso pagar apenas uma trimestralidade no valor fixo de R$ 50 até a formatura. 

Após o período de carência, que costuma ser de um ano, o novo profissional do mercado deve dar início ao pagamento das parcelas do financiamento. Contudo, esta não tem sido uma tarefa fácil nos últimos tempos, pois o mercado de trabalho foi gravemente afetado pela pandemia da Covid-19 deixando muitos trabalhadores desempregados e, por consequência, sem renda para esta e outras despesas. 

Contudo, tão logo a situação financeira for restabelecida, existem algumas alternativas para regularizar os débitos do Fies. Se o atraso for na primeira via, basta atualizar o boleto e pagá-lo respeitando o novo prazo. Para isso, é só emitir a segunda via da guia de pagamento. 

Vale ressaltar que se o atraso do Fies acontecer enquanto o estudante ainda estiver na universidade, é preciso se atentar, pois os débitos podem ter consequências negativas na formatura. Mas se o atraso acontecer depois de formado, a multa pode chegar a R$ 50 por dia. Por isso, é essencial conferir se existe algum débito em aberto.

O procedimento é rápido, fácil e seguro. Basta acessar o site da Caixa Econômica Federal (CEF), clicar em “Fies” e depois em “Contrato Fies”. Na sequência você irá se deparar com a opção “Boleto em aberto” onde poderá emitir a segunda via do boleto. Lembrando que este procedimento requer o fornecimento do CPF e senha cadastrada junto ao site ou o número do contrato do financiamento. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.