IPVA 2022 MG: quando serão divulgados os valores e as datas de pagamento?

Governo de Minas Gerais suspende divulgação do calendário do IPVA de 2022. Nas últimas semanas, diversos estados passaram a divulgar as datas de pagamento e alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. No entanto, em MG os informes estão suspensos devido a negociações com as prefeituras. Entenda mais abaixo.

IPVA 2022 MG: quando serão divulgados os valores e as datas de pagamento? (Imagem: FDR)
IPVA 2022 MG: quando serão divulgados os valores e as datas de pagamento? (Imagem: FDR)

Anualmente os governos estaduais precisam anunciar como funcionará o calendário de pagamento do IPVA. Normalmente, todas as informações são divulgadas na primeira semana de dezembro para que a população possa se organizar. Porém, em Minas Gerais, há 4 dias para o fim do ano, não é previsão sobre a liberação dos dados.

Governo negocia com as prefeituras sobre o IPVA 2022

Diante do atraso para divulgar as informações do IPVA de 2022, o governador do estado, Romeu Zema (Novo), utilizou suas redes socias para justificar tal demora. De acordo com ele, sua equipe ainda vem dialogando com as prefeituras para fechar as alíquotas e prazos de pagamento.

No entanto, é válido ressaltar que há um imbróglio envolvendo o estado e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Zema já enviou um projeto de lei que solicitava os reajustes na base de cálculo do IPVA. O Texto exigia que os números estivessem aliados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Se fosse aprovada, a medida resultaria em um aumento máximo de 10,67% em comparação com 2021. Porém, os parlamentares vetaram a proposta e passaram a avaliar outro projeto, de autoria do deputado Bruno Engler (PRTB).

Isenção IPVA 2022: Como garantir que o valor do imposto do veículo seja grátis

O segundo texto foi aprovado no dia 15 de dezembro e deve congelar os acréscimos no IPVA. Insatisfeito, o governo do estado recorreu à justiça para solicitar a suspensão da medida.

Para a Advocacia Geral do Estado (AGE), “a Assembleia descumpriu a Constituição do Estado e o Regimento Interno da ALMG ao permitir a apreciação de outras propostas legislativas antes da votação do projeto de Recuperação Fiscal”.

Até o momento não há previsão de resolução do caso. O governo informou que tais questões estão “ainda estão sob análise”. “Os detalhes a respeito do imposto serão anunciados posteriormente em entrevista coletiva“, afirmou o Executivo, sem informar datas.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile