Na última quarta-feira (18), os trabalhadores que atuam como motoristas de transportes de turismo começaram a receber o auxílio destinado a categoria e pago pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O auxílio para motoristas de turismo é pago através do programa Mobilidade Cidadã.
O auxílio para motoristas de turismo é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF). O intuito é ajudar essa categoria que vem sofrendo com os impactos da pandemia desde o ano passado. O auxílio será de três parcelas no valor de R$ 600.
A primeira parcela do auxílio para motoristas de turismo começou a ser repassada aos profissionais na última quarta-feira (18). Para receber a ajuda paga pelo GDF é necessário atender alguns requisitos. Veja abaixo cada um:
- Estar cadastrado no Cadastro Permissionários/Concessionários da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), com data de 31/01/2020;
- Estar registrado, na mesma data, junto ao Departamento de Trânsito (Detran/DF), na categoria de transporte turismo.
As parcelas do auxílio para motoristas de turismo serão creditadas automaticamente no cartão Mobilidade Cidadã. Esse cartão foi entregue aos contemplados e está vinculado ao Banco de Brasília (BRB). Sendo assim, em caso de perda ou extravio de cartão, o trabalhador deve solicitar uma 2ª via no BRB.
Essa não é a primeira vez que o GDF paga um auxílio à categoria. Desde o ano passado, com o início das restrições sociais devido à propagação da Covid-19, o Distrito Federal tenta ajudar esses profissionais de forma financeira.
Os motoristas de turismo são uma das categorias que ainda não conseguiram retornar as atividades por completo, mesmo com a flexibilização das restrições sociais. Por esse motivo, estão entre os trabalhadores mais afetados pela crise gerada pela doença.
As três parcelas de R$ 600 não só ajudará os motoristas, mas também irá contribuir para a movimentação do comércio local. Segundo o secretário de Economia do DF, André Clemente, o auxílio deve aumentar o número de compras na região.
Com isso, irá trazer o crescimento econômico do DF e poderá, até mesmo, ajudar na criação ou permanência de empregos. Dessa maneira, o auxílio não se trata apenas de um auxílio destinado aos motoristas do setor de turismo, mas também para as pequenas e grandes empresas.