Governador do DF confirma vacinação dos maiores de 25 anos para amanhã (10)

A vacinação contra a Covid-19 de adultos com 25 anos ou mais começa nesta terça-feira, 10, no Distrito Federal (DF). A informação foi confirmada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), na última sexta-feira, 6. De quinta-feira, 12, em diante, será a vez dos adultos com 24 anos. 

Governador do DF confirma vacinação dos maiores de 25 anos para amanhã (10)
Governador do DF confirma vacinação dos maiores de 25 anos para amanhã (10). (Imagem: Agência Brasília)

O avanço do calendário de vacinação do Distrito Federal se tornou possível após o Ministério da Saúde confirmar o repasse de 214.770 doses de vacinas contra a Covid-19. Este total será distribuído da seguinte forma: 178.330 mil para a primeira dose e 36.440 para a segunda dose. 

Veja a relação de doses recebidas pelo Distrito Federal a seguir:

  • 153.270 da Pfizer: 145.080 para a dose 1 e 8,190 para a dose 2;
  • 1.350 da Janssen: dose única;
  • 28.250 da AstraZeneca: todas para a dose 2;
  • 31.900 da AstraZeneca: todas para a dose 1.

Na última sexta-feira, a vacinação no Distrito Federal contemplava adultos com 30 anos ou mais sem agendamento. Grávidas e puérperas com mais de 18 anos também continuam sendo imunizadas. 

A ampliação do calendário de vacinação do Distrito Federal possibilitou, até mesmo, a aplicação das vacinas para adolescentes com idade entre 12 a 17 anos que possuem algum tipo de comorbidade. Tanto este público quanto os próximos devem acessar o portal da Secretaria de Saúde para fazer o agendamento. 

No caso específico dos adolescentes na faixa etária mencionada, foram reservadas cinco mil doses das vacinas contra a Covid-19 para atendê-los na seguinte ordem:

  • Síndrome de Down;
  • Autismo;
  • Deficiências físicas e mentais.

Ao todo são mais de 60 postos de vacinação na capital brasileira, que funcionam entre 08h e 17h para os pedestres e 09h e 17h no modelo drive-thru. O Distrito Federal também preparou dois pontos noturnos que funcionam até às 22h, que estão situados na:

  • Praça dos Cristais, no setor Militar Urbano;
  • Unidade Básica de Saúde (UBS) 7, na Ceilândia.

Na manhã desta segunda-feira, 09, o Distrito Federal recebeu um novo lote contendo 20 doses da CoronaVac para a aplicação das duas doses da vacina. Enquanto isso, outras 143 mil doses da Pfizer devem chegar à capital até hoje a noite. 

Um levantamento feito com o auxílio do Vacinômetro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal mostrou que, seis a cada dez residentes da capital com mais de 18 anos tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

A vacinação contra a Covid-19 no DF começou com 1.432.486 pessoas. Até o momento, 47% da população com até 17 anos já foi imunizada com uma ou duas doses da vacina. A expectativa é para que haja um crescimento significativo neste percentual assim que a vacinação dos adolescentes avançar. 

O esquema vacinal já foi concluído em 27% dos residentes do Distrito Federal com mais de 18 anos. Deste total, 570.730 já tomaram a segunda dose. Seja da AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac. Por outro lado, 52.818 receberam a dose única da Janssen.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.