INSS emite alerta sobre novo golpe. Os aposentados e pensionistas devem ficar atentos. Nas últimas semanas foram relatados falsos pedidos de revisão dos benefícios previdenciários. A ação vem sendo feita por criminosos que se intitulam enquanto agentes do órgão para roubar os dados da população.
Manter suas informações seguras tem sido cada vez mais difícil. Para quem é vinculado ao INSS, um novo golpe vem circulando por todo o país e tem como finalidade roubar os dados previdenciários.
Como funciona o golpe
Os criminosos estão entrando em contato com os segurados do INSS para solicitar possíveis pedidos de revisão. Eles alegam que a ação tornará o benefício mais caro, fazendo com que o sujeito receba salários maiores.
No entanto, trata-se de um golpe para que a população ceda seus informes de identificação pessoal, extratos bancários e mais. O INSS explica que os falsos convites de revisão estão sendo enviados por cartas, e-mail, telefonemas ou mensagens de celular.
Como se prevenir?
Diante da identificação dos casos, a previdência social federal vem solicitando que a população atualize seus meios de contato nas plataformas do INSS e recuse qualquer informe que não seja realizado através dos portais oficiais de comunicação da previdência.
O INSS reforça que em qualquer suspeita de golpe o sujeito entre em contato com o 135. No entanto, em caso de dúvidas, o cidadão deve conferir o número enviado na mensagem, caso não seja o 280-41 (telefone oficial do INSS para sms) é um golpe.
Aqueles que já tiverem sido vítimas do crime, precisam ir até uma delegacia de policia registrar um boletim de ocorrência para que o INSS possa manter controle e acompanhar os índices do golpe.
O órgão, por sua vez, reforça que vem tomando todas as medidas possíveis para evitar que um maior número de vítimas seja exposto. É válido ressaltar que um dos motivos pelos quais ações como essa vêm acontecendo está relacionado ao mega vazamento de dados do INSS que já vem sendo analisado na justiça.
Para mais informações sobre os golpes e demais questões relacionadas a previdência, acompanhe nossa página exclusiva do INSS.