Consignado do INSS foi contratado sem sua autorização? Solução é na Justiça

Aposentados do INSS são vítimas de assédio moral e golpes bancários. No último mês, foi descoberto um mega vazamento na base de dados da previdência social fazendo com que os meios de contato dos segurados ficassem expostos. Diante disso, muitos passaram a ter linhas de consignado aprovadas inadequadamente.

Consignado do INSS foi contratado sem sua autorização? Solução é na Justiça (Imagem: Reprodução Direção Concursos)
Consignado do INSS foi contratado sem sua autorização? Solução é na Justiça (Imagem: Reprodução Direção Concursos)

O empréstimo consignado do INSS nada mais é do que uma linha de crédito com baixa taxa de juros que desconta o valor diretamente do salário do segurado. Apesar de parecer um serviço benéfico, vem sendo utilizado de forma inadequada perturbando o sossego do cidadão.

Em 24 de junho deste ano, o Instituto Defesa Coletiva entrou com ação civil pública contra o INSS afirmando que foi violada a Lei Geral de Proteção de Dados.

Com os informes dos segurados expostos, passou a aumentar consideravelmente o número de ofertas e aceitações indevidas do consignado.

Tive um empréstimo aprovado sem minha autorização, o que fazer?

Para quem foi vítima do golpe, a primeira medida a ser tomada é prestar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

A ação documentará que alguém ilicitamente se passou pelo aposentado e solicitou um empréstimo sem seu consentimento.

Confira o passo a passo:

Uma vez em que registrou a ocorrência, passe a entrar em contato com o banco solicitando que o crédito seja suspenso. Além disso, você deve também exigir o sigilo de suas informações de identificação pessoal e tem o direito de ser ressarcido pelo valor descontado.

É importante ainda entrar em contato com o INSS solicitando o bloqueio do serviço. O pedido deve ser feito através do Meu INSS, selecionando a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”.

Por fim, não fazendo retorno de ambas as instituições, você tem o direito de entrar na justiça. Nesse caso, o processo pode ser apenas contra o banco ou então contra o INSS, sendo necessário comparecer ao Judiciário Federal exibindo as provas e recusas anteriores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.