O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou ontem (1º), uma nova antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro. Com isso, a previsão é terminar a aplicação da 1ª dose cerca de 20 dias antes.
Com a nova antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro a imunização contra Covid-19 terminará no dia 31 de agosto. Essa previsão considera os lotes previstos para entrega pelo Ministério da Saúde.
Com a antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro, Paes pretende aplicar a primeira dose nos cariocas 20 dias antes do que estava planejado. Durante entrevista à GloboNews, o prefeito afirmou que no dia 16 de julho estará vacinando pessoas com 37 anos.
A aplicação da 1ª dose para essa faixa etária só estava prevista para acontecer no dia 04 de agosto. Além de indicar uma nova data para o fim da aplicação da primeira etapa da imunização, Paes afirmou que é possível que o calendário termine antes do dia 31 de agosto.
Com isso, a expectativa é que seja realizada mais uma antecipação. Sendo assim, a vacinação com a 1ª dose para a população acima de 18 anos pode terminar até meados de agosto. Caso aconteça, após isso o município se concentrará na aplicação da 2ª dose.
Novo calendário de vacinação no RJ
Por enquanto, o Prefeito do Rio de Janeiro divulgou o calendário de vacinação para seis faixas etárias. Sendo assim, na próxima segunda-feira (5) e terça-feira (6) devem receber a 1ª dose as pessoas sem comorbidades com 42 anos.
No dia 7 de julho a capital irá vacinar as pessoas de 41 anos. Nos dias 8 e 9 de julho a imunização será para pessoas de 40 anos. O dia 10 de julho será destinado para a repescagem das pessoas para quem perdeu o dia de imunização.
O calendário de vacinação segue e nos dias 12 e 13 de julho serão imunizados com a primeira dose as pessoas de 39 anos. Nos dias 14 e 15 de julho será a vacinação para pessoas de 38 anos. Por fim, a última data indicada no calendário é dia 16 de julho para pessoas de 37 anos.
As novas datas só serão apresentadas após a entrega das novas doses por parte do Ministério da Saúde. Mas a expectativa é avançar no calendário de vacinação com as vacinas da Janssen, de dose única.