Calendário unificado de vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou o calendário unificado de vacinação contra a Covid-19. O novo esquema vacinal deverá ser acatado por todos os municípios cariocas. 

Calendário unificado de vacinação contra COVID-19 no Rio de Janeiro
Calendário unificado de vacinação contra COVID-19 no Rio de Janeiro. (Imagem: Domingos Peixoto/Agência O Globo)

O cronograma elaborado organizou a prioridade de vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, sem a imposição de pré-requisitos. A previsão é para que a aplicação do imunizante nos novos grupos comece ainda neste mês de junho, em conjunto com o atual grupo prioritário. 

A expectativa é para que as prefeituras do Rio de Janeiro encerrem a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes e puérperas com comorbidades no até o final deste mês.

Lembrando que pessoas em situação de rua, funcionários do Sistema Penal, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, forças de segurança e salvamento das Forças Armadas também devem ser contemplados pelo esquema vacinal.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro determinou que, pelo menos, 20% das vacinas da Covid-19 sejam reservadas para a imunização dos grupos prioritários. Enquanto isso, os 80% restantes serão destinados ao público geral na faixa etária de 55 a 59 anos de idade. 

O calendário unificado de vacinação contra a Covid-19 prevê a continuidade da imunização de pessoas com idade entre 45 a 54 anos de idade durante o mês de julho; 35 a 44 anos em agosto; 25 a 34 anos em setembro; enquanto a última faixa etária composta por jovens com idade entre 18 a 24 anos seja imunizada em outubro.

Em cada um dos períodos mencionados a vacinação acontecerá em ordem decrescente, priorizando os mais velhos até chegar aos mais novos. 

Vale mencionar que o calendário unificado de vacinação contra a Covid-19 é similar ao cronograma publicado pela prefeitura da capital carioca.

Neste sentido, a Secretaria de Saúde do RJ reforçou que, embora as doses da vacina da Covid-19 estejam sendo distribuídas gradativamente e sem imprevistos, é necessário padronizar a campanha em todo o Estado.

A medida tem o objetivo de assegurar que toda a população carioca, sobretudo, aquela em estado mais grave de saúde, seja imunizada contra a doença.

Em meio a essas mudanças, a Prefeitura do Rio de Janeiro também iniciou na última segunda-feira, 31, a vacinação contra a Covid-19 em grupos etários. Em outras palavras, homens e mulheres serão imunizados em dias distintos, ressaltando que um terceiro dia foi reservado para a repescagem. 

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil, o município do Rio de Janeiro já conseguiu imunizar mais de 2,1 milhões de pessoas desde o mês de janeiro.

Foram mais de 3 milhões de doses aplicadas em cerca de 40% do público-alvo, especialmente no que compete à primeira dose da vacina contra a doença.

https://www.youtube.com/watch?v=FLdCAkY-Tug&t=25s

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Calendário unificado de vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA