Prefeitura de BH anuncia flexibilização do comércio aos domingos

Nesta quinta, 1º de julho, a prefeitura de Belo Horizonte comunicou a liberação de eventos e demais atividades no município. A justificativa para a decisão foi a melhora nos índices da pandemia em decorrência da vacinação.

Prefeitura de BH anuncia flexibilização do comércio aos domingos
Prefeitura de BH anuncia flexibilização do comércio aos domingos (Imagem: Poder 360/ Adão de Souza/PBH)

A prefeitura liberou eventos, teatros, eventos sócio-culturais, de frequência esporádica e informou que um protocolo detalhado será publicado em seu site na internet. As novas determinações passam a valer neste sábado, 3, dia em que o decreto será publicado.

O comércio não-essencial também foi autorizado a funcionar no domingo e os bares e restaurantes podem ter música ao vivo, seguindo os mesmos protocolos determinados anteriormente. 

Pela primeira vez desde o início da pandemia, os espaços para crianças foram liberados para uso.

Os shows e teatros podem acontecer com público sentado, limitado a 600 pessoas. Caso o evento tenha alimentação ou bebidas, o limite de público é reduzido para 400 pessoas.

Para os cinemas, museus e galerias, as regras de funcionamento permanecem as mesmas adotadas em 2020, podendo receber até 50% de sua capacidade total e seguindo a metragem quadrada por pessoa.

Eventos que não tenham cunho comercial, como festas particulares de aniversário, casamento e afins, estão autorizadas, porém devem ter testagem obrigatória.

A partir do início do mês de agosto, as feiras e congressos também serão autorizados, com limite de 600 pessoas por evento. Caso haja demanda de evento maior, será analisado tecnicamente.

Otimismo em BH

A nova flexibilização, segundo o secretário de Saúde, Jackson Machado, foi motivada pelos indicadores da pandemia na capital, que estão cada vez melhores. Porém, o Secretário fez questão de ressaltar que o problema está longe de acabar.

“A pandemia está longe de acabar. A vacinação espero que permita que a gente tenha proximidade do que a gente achava que era normal antes da pandemia. Mas por enquanto, vamos manter as medidas todas de proteção com muita responsabilidade, para que não tenhamos que parar de novo”, disse.

Vacinação 

Belo Horizonte tem atualmente, 1.094.693 pessoas vacinadas com a primeira dose, que significa 53,7% do público-alvo. Já a segunda dose foi aplicada em 423.096 pessoas, correspondendo a 20,8% da população.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.