Paes anuncia nova antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou ontem (1º), uma nova antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro. Com isso, a previsão é terminar a aplicação da 1ª dose cerca de 20 dias antes.

Paes anuncia nova antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro
Paes anuncia nova antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro (Imagem: Jornal de Brasília)

Com a nova antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro a imunização contra Covid-19 terminará no dia 31 de agosto. Essa previsão considera os lotes previstos para entrega pelo Ministério da Saúde.

Com a antecipação do calendário de vacinação no Rio de Janeiro, Paes pretende aplicar a primeira dose nos cariocas 20 dias antes do que estava planejado. Durante entrevista à GloboNews, o prefeito afirmou que no dia 16 de julho estará vacinando pessoas com 37 anos.

A aplicação da 1ª dose para essa faixa etária só estava prevista para acontecer no dia 04 de agosto. Além de indicar uma nova data para o fim da aplicação da primeira etapa da imunização, Paes afirmou que é possível que o calendário termine antes do dia 31 de agosto.

Com isso, a expectativa é que seja realizada mais uma antecipação. Sendo assim, a vacinação com a 1ª dose para a população acima de 18 anos pode terminar até meados de agosto. Caso aconteça, após isso o município se concentrará na aplicação da 2ª dose.

Novo calendário de vacinação no RJ

Por enquanto, o Prefeito do Rio de Janeiro divulgou o calendário de vacinação para seis faixas etárias. Sendo assim, na próxima segunda-feira (5) e terça-feira (6) devem receber a 1ª dose as pessoas sem comorbidades com 42 anos.

No dia 7 de julho a capital irá vacinar as pessoas de 41 anos. Nos dias 8 e 9 de julho a imunização será para pessoas de 40 anos. O dia 10 de julho será destinado para a repescagem das pessoas para quem perdeu o dia de imunização.

O calendário de vacinação segue e nos dias 12 e 13 de julho serão imunizados com a primeira dose as pessoas de 39 anos. Nos dias 14 e 15 de julho será a vacinação para pessoas de 38 anos. Por fim, a última data indicada no calendário é dia 16 de julho para pessoas de 37 anos.

As novas datas só serão apresentadas após a entrega das novas doses por parte do Ministério da Saúde. Mas a expectativa é avançar no calendário de vacinação com as vacinas da Janssen, de dose única.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.