São Luís (MA) anuncia vacinação da COVID-19 para quem tem 18 anos

A Prefeitura de São Luís (Maranhão) anunciou o calendário de vacinação da COVID-19 para pessoas com 18 e 19 anos sem comorbidades. As doses do imunizante começaram a serem aplicadas na última segunda-feira (21) e terça-feira (22).

São Luís (MA) anuncia vacinação da COVID-19 para quem tem 18 anos
São Luís (MA) anuncia vacinação da COVID-19 para quem tem 18 anos (Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Luís)

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou o calendário de vacinação da COVID para os jovens de 18 e 19 anos no último domingo (20). A imunização ocorreu em dois dias consecutivos:

  • 21 de junho (segunda-feira) – 19 anos sem comorbidades;
  • 22 de junho (terça-feira) – 18 anos sem comorbidades.

Para evitar aglomerações, durante a manhã foram vacinados os nascidos de janeiro até junho. Na parte da tarde foi o momento de receber o imunizante os nascidos entre julho a dezembro. A vacinação da COVID para esse grupo ocorreu nos nove pontos das 8h às 18h:

  • Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;
  • Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio);
  • Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);
  • Drive-thru – UEMA;
  • Centro de Vacinação da UEMA;
  • Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa);
  • Centro Municipal de Vacinação – UFMA;
  • Drive-thru – UFMA;
  • Centro de Vacinação Senai BR-135.

Para receber a dose é preciso apresentar um documento oficial com foto, capaz de comprovar a idade. Além disso, para evitar fraudes, é exigida no momento da vacinação da COVID a apresentação de um comprovante de residência que comprove morar em São Luís.

Como a região está com a imunização mais rápida de todo o país está acontecendo de pessoas de outros municípios ou até mesmo Estados tentarem se vacinar em São Luís. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde está tomando todos os cuidados possíveis para evitar a aplicação errada.

São Luís é a primeira capital a vacinar pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades contra a Covid-19. Esse marco foi possível ser alcançado ao ser recebido um lote extra de vacinas. O objetivo é evitar a disseminação da variante indiana do coronavírus, identificada no município no mês de maio.

O novo grupo a receber o imunizante é o último considerado apto para receber a vacina contra a Covid-19. Pessoas com 18 anos são, segundo orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, consideradas com a idade mínima para receber a dose.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.