Maiores de 43 anos podem agendar 1ª dose da vacina em Campinas (SP)

A Prefeitura de Campinas liberou o agendamento para as pessoas com mais de 43 anos receberem a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. As inscrições abriram na última segunda-feira (21) e devem ser feitas pela internet ou pelo telefone 160.

Maiores de 43 anos podem agendar 1ª dose da vacina em Campinas (SP)
Maiores de 43 anos podem agendar 1ª dose da vacina em Campinas (SP) (Imagem: Walterson Rosa/MS)

O início do agendamento foi antecipado pela Prefeitura de Campinas (SP). Com isso, as pessoas com mais de 43 anos poderão fazer o agendamento para receber a 1ª dose da vacina. Com isso, a aplicação do imunizante já começou nesta terça-feira (22).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as pessoas que tiverem dificuldade para marcar o horário podem procurar seu Centro de Saúde de referência. No local os atendentes ajudam a realizar a marcação da vacina.

Porém, no fim da tarde de ontem (21) o agendamento foi suspenso temporariamente. De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas o agendamento será retornado assim que a cidade receber novas doses do imunizante do Ministério da Saúde, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A imunização dos moradores está sendo realizada nos 63 Centros de Saúde (CSs). Os CSs abrem uma vez apenas para a aplicação da vacina. Dessa maneira, dependendo do centro esse abre na terça, quinta ou sexta-feira.

O mutirão serve para evitar aglomerações e agilizar a campanha de imunização do município. Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas só não participam do mutirão os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes, Campina Grande e Bassoli.

Após o agendamento, os moradores devem comparecer aos pontos de vacinação no dia e horário indicado. Além disso, devem apresentar o CPF, documento de identidade com foto, comprovante de endereço e o comprovante do agendamento.

O morador pode imprimir o comprovante do agendamento para o recebimento da 1ª dose da vacina ou podem mostrar o comprovante na tela do celular. A prefeitura também informa que além de contas de energia, água e internet, conta de banco e cartão de crédito é aceito para atestar residência na cidade.

Além dessas informações, a Secretaria de Saúde também pede que os moradores fiquem atentos caso tenham tomado outras vacinas. Por exemplo, quem tomou a vacina da gripe deve aguardar, no mínimo, 14 dias para receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.