Cidades de SP abrem agendamento da vacinação com novo calendário

Algumas cidades do Estado de São Paulo estão abrindo agendamento para a vacinação das pessoas que estão na faixa etária entre 50 e 59 anos. Assim, esses podem agendar o momento que vão tomar a vacina e evitar aglomeração. 

Cidades de SP abrem agendamento da vacinação para pessoas de 50 a 59 anos
Cidades de SP abrem agendamento da vacinação com novo calendário (Imagem: Reprodução/Exame)

Os municípios do estado possuem autonomia para definir suas estratégias de imunização, como entenderem que atende melhor a população.

O governo estadual realizou no dia 13 de junho, a antecipação da vacinação em um período de 30 dias para o público, tendo como base as previsões de entrega de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Como agendar a 1ª dose da vacina

Cada cidade tem feito o processo de uma forma, usando o número de WhatsApp, atendimento telefônico ou até mesmo atendendo por ordem de chegada. Vale consultar a forma de atendimento em um posto de vacinação mais próximo.

Por exemplo, na cidade de Mogi das Cruzes, centro do Alto Tietê, os interessados devem acessar o Clique Vacina. E seguir o procedimento:

  • Informe seu CPF e nome completo;
  • Preencha o formulário com endereço e informações adicionais;
  • Escolha o posto mais próximo e marque dia e horário desejado.

Já no ato da vacinação, o paciente precisa apresentar documento pessoal com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Antecipação

O governo estipula que a data final  para que as pessoas com mais de 18 anos tenha recebido ao menos a primeira dose é 15 de setembro. Assim, a faixa etária dos 40 aos 59 anos, que seria vacinada em julho, já receberá a primeira dose neste mês.

Antes, a data divulgada pelo governo era 18 de outubro. Essa mudança significa a antecipação da vacinação de 7,5 milhões de pessoas.

“São Paulo será o primeiro estado do Brasil a imunizar toda sua população adulta em setembro. Com senso de urgência para vencer o vírus. A saúde vai vencer o negaciosismo”, disse Doria.

Calendário de vacinação em São Paulo 

  • 16/6 a  22/6:  50 a 59 anos
  • 23/6 a 29/6:  43 a 49 anos
  • 30/6 a 14/7: 40 a 42 anos
  • 15/7 a 29/7: 35 a 39 anos
  • 30/7 a 15/8: 30 a 34 anos
  • 16/8 a 31/8: 25 a 29 anos
  • 1/9 a 15/9: 18 a 24 anos

O que levar no dia da vacinação?

É  necessário apresentar um documento oficial de identificação no dia da aplicação. Se a pessoa possuir o CNS (Cartão Nacional de Saúde), conhecido como Cartão SUS, o atendimento é mais rápido. Porém, não é obrigatório.

Caso a pessoa não esteja cadastrada na base de dados do ministério, o profissional do posto de vacinação poderá registrá-la no momento do atendimento. Para isso, será necessário o número do CPF.

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.