Anvisa aprovou! Calendário de vacinação pode incluir crianças de 12 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira (11), o uso da vacina da Pfizer em um novo grupo. A vacina contra a Covid-19 poderá ser aplicada nas crianças a partir dos 12 anos. Com isso, o calendário de vacinação será estendido passando do mínimo de 18 para os 12 anos de idade.

Anvisa aprovou! Calendário de vacinação pode incluir crianças de 12 anos
Anvisa aprovou! Calendário de vacinação pode incluir crianças de 12 anos (Imagem: Justin Tallis/AFP)

Com a nova autorização a bula da vacina Pfizer passará a indicar a nova faixa etária. É importante lembrar que antes, o imunizante só era indicado para ser aplicado nos adolescentes a partir dos 16 anos.

As demais vacinas que estão sendo usadas no Brasil, Coronavac e Astrazeneca, só tem indicação para imunizar a partir dos 18 anos. Dessa maneira, o calendário de vacinação de todo o país precisará ser atualizado.

Em nota, o Ministério da Saúde declarou que a ampliação do calendário de vacinação contemplando as crianças de 12 anos será discutida na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.

Dessa maneira, nada foi confirmado e a prioridade neste momento é vacinar os grupos prioritários e a população acima de 18 anos estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a Anvisa a ampliação da vacinação nos adolescentes foi aprovada após o laboratório da Pfizer apresentar estudos que mostraram a eficácia e segurança na vacinação desse grupo mais jovem.

As pesquisas com a faixa etária foi realizada fora do Brasil, mas foi avaliada pela Anvisa. No final de março, a Pfizer e a BioNTech, que estão desenvolvendo a vacina contra a Covid-19 divulgaram o resultado da pesquisa feita nos últimos meses com jovens entre 12 e 15 anos.

De acordo com essas duas empresas a imunização em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos teve 100% de eficácia. Com isso, a vacina da Pfizer já é autorizada para uso nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.

As pesquisas e testes continuam sendo feitas nos Estados Unidos e na Europa. O foco neste momento são bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos. Com isso, é esperado que aconteça mais avanços e descobertas, contribuinte para o combate a Covid-19 em todo o mundo.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.