Municípios de SP vão ampliar calendário de vacinação com lote de novas doses

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), antecipou o calendário de vacinação contra a Covid-19 de todo o Estado em 15 dias. O anúncio foi feito na última quarta-feira (9) e determina que a campanha de imunização da população em geral comece a partir da próxima quarta-feira (16).

Municípios de SP vão ampliar calendário de vacinação com lote de novas doses
Municípios de SP vão ampliar calendário de vacinação com lote de novas doses. (Imagem: Marcelo Ferreira/CB)

O calendário de vacinação para a população em geral começará com as pessoas entre 55 e 59 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde essa fase contemplará 1,2 milhão de paulistas nessa faixa etária.

Na última quarta-feira (10), o Plano Estadual de Imunização começou a vacinar as pessoas com deficiência permanente que não recebem o auxílio BPC (Benefício de Prestação Continuada). Além disso, contemplou 400 mil grávidas e puérperas sem comorbidades.

Com a antecipação de 15 dias a expectativa é que a aplicação da primeira dose das vacinas seja concluída no dia 18 de outubro. No pronunciamento, Doria afirmou que “São Paulo tem pressa e São Paulo vacina”.

A antecipação do calendário de vacinação tem como base as estimativas declaradas pelo Ministério da Saúde para a entrega de novas doses de imunizantes contra a Covid-19. Com isso, é preciso utilizar as duas vacinas que serão entregues.

Atualmente o Brasil está utilizando as vacinas da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. É esperada a entrega das vacinas da Janssen no dia 27 deste mês. Essa vacina deve mudar a atual situação do país em relação às imunizações.

A vacina da Janssen é controlada pela Johnson & Johnson e foi aprovada para uso emergencial no Brasil. A vacina traz diversas vantagens, como a imunização com apenas uma dose e conservação em geladeira comum.

Com isso, será possível acelerar a imunização, não só do Estado de São Paulo, mas para todo o país. Dessa maneira, traz mais esperança para um novo tempo, sem pandemia.

Calendário de vacinação em São Paulo

  • 55 a 59 anos, de 16 de junho a 8 de julho;
  • 54 anos, de 9 a 19 de julho;
  • 50 a 53 anos, de 20 de julho a 3 de agosto;
  • 45 a 49 anos, de 4 a 18 de agosto;
  • 40 a 44 anos, de 19 a 28 de agosto;
  • 35 a 39 anos, de 29 de agosto a 7 de setembro;
  • 30 a 34 anos, de 8 a 17 de setembro;
  • 25 a 29 anos, de 18 a 27 de setembro;
  • 18 a 24 anos, de 28 de setembro a 18 de outubro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.