Secretário de Saúde de SP recua e garante estoque para manter vacinação

A capital paulista terá o cronograma de imunização contra a Covid-19 afetado devido à falta de vacinas nos postos organizados pela cidade. Por esta razão a Prefeitura de São Paulo (SP) decidiu suspender a vacinação nesta terça-feira, 22. 

Secretário de Saúde de SP recua e garante estoque para manter vacinação
Secretário de Saúde de SP recua e garante estoque para manter vacinação. (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

No entanto, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, informou durante uma entrevista à rádio Eldorado, que os pontos de vacinação já começaram a ser restabelecidos, possibilitando a retomada da imunização amanhã, 23.

Portanto, a paralisação de um dia na aplicação das vacinas da Covid-19 não será um agravante no esquema vacinal da capital. 

“Nós acreditamos que o PNI vai conseguir manter o abastecimento [de vacinas] e nós vamos manter o calendário”, ressaltou o secretário de Saúde de SP. 

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ainda disse que os pontos de imunização serão contemplados por cerca de 188 mil doses das vacinas contra a Covid-19, devidamente repassadas pelo Governo do Estado.

O esgotamento das doses aconteceu em virtude da alta procura dos adultos na faixa etária de 50 a 59 anos pela vacinação. Cerca de 90% deste público já foi imunizado. 

Nesta segunda-feira, 21, a cidade de São Paulo estava em posse de 50 mil doses de vacinas contra a Covid-19, número que foi drasticamente reduzido para a marca de 22 mil doses até as 13h de ontem (21).

Foi então que centenas de pontos de vacinação da cidade começaram a relatar o baixo nível no estoque, considerando também a alta procura durante o último fim de semana. 

Ao todo, a cidade de São Paulo possui 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três centros de saúde e 17 serviços de atenção especializada, os quais foram afetados pela falta de vacinas.

Boa parte destes pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, embora o aplicativo De Olho na Fila, tenha indicado que já por volta das 18h, 315 postos já haviam interrompido os atendimentos. 

A retomada da aplicação das vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 23, irá contemplar os adultos de 49 anos. Na quinta-feira, 24, será a vez de pessoas na faixa etária de 48 anos, e assim por diante.

O sábado, 26, será reservado para a repescagem do grupo com idade entre 45 a 49 anos que não conseguiu se dirigir aos postos de vacinação durante a semana. Veja a seguir o cronograma de vacinação dos próximos dias:

  • 23, quarta-feira: 49 anos;
  • 24, quinta-feira, 48 anos;
  • 25, sexta-feira: 45 a 47 anos;
  • 26, sábado: repescagem de 45 a 49 anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.