A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira (11), o uso da vacina da Pfizer em um novo grupo. A vacina contra a Covid-19 poderá ser aplicada nas crianças a partir dos 12 anos. Com isso, o calendário de vacinação será estendido passando do mínimo de 18 para os 12 anos de idade.
Com a nova autorização a bula da vacina Pfizer passará a indicar a nova faixa etária. É importante lembrar que antes, o imunizante só era indicado para ser aplicado nos adolescentes a partir dos 16 anos.
As demais vacinas que estão sendo usadas no Brasil, Coronavac e Astrazeneca, só tem indicação para imunizar a partir dos 18 anos. Dessa maneira, o calendário de vacinação de todo o país precisará ser atualizado.
Em nota, o Ministério da Saúde declarou que a ampliação do calendário de vacinação contemplando as crianças de 12 anos será discutida na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.
Dessa maneira, nada foi confirmado e a prioridade neste momento é vacinar os grupos prioritários e a população acima de 18 anos estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
De acordo com a Anvisa a ampliação da vacinação nos adolescentes foi aprovada após o laboratório da Pfizer apresentar estudos que mostraram a eficácia e segurança na vacinação desse grupo mais jovem.
As pesquisas com a faixa etária foi realizada fora do Brasil, mas foi avaliada pela Anvisa. No final de março, a Pfizer e a BioNTech, que estão desenvolvendo a vacina contra a Covid-19 divulgaram o resultado da pesquisa feita nos últimos meses com jovens entre 12 e 15 anos.
De acordo com essas duas empresas a imunização em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos teve 100% de eficácia. Com isso, a vacina da Pfizer já é autorizada para uso nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.
As pesquisas e testes continuam sendo feitas nos Estados Unidos e na Europa. O foco neste momento são bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos. Com isso, é esperado que aconteça mais avanços e descobertas, contribuinte para o combate a Covid-19 em todo o mundo.