Começa vacinação de professores e funcionários da educação em SP hoje (11)

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, anunciou a antecipação da vacinação de professores de 18 a 44 anos em todo o estado a partir desta sexta-feira (11). A previsão era que esse grupo recebesse a primeira dose do imunizante no dia 21 de julho.

Começa vacinação de professores e funcionários da educação em SP hoje (11)
Começa vacinação de professores e funcionários da educação em SP hoje (11) (Imagem: Reprodução/Estadão Conteúdo)

A vacinação irá contemplar todos os profissionais da educação dos 18 aos 44 anos. Segundo Doria, esse grupo é composto por 363 mil profissionais. É importante lembrar que antes do pronunciamento o Estado estava vacinando apenas os professores e funcionários da educação acima de 47 anos.

Essa não é a primeira vez que o governador antecipa o calendário de vacinação de professores. Na última vez, foi anunciada a antecipação da imunização dos profissionais da educação com 45 e 46 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação esse grupo é formado por aproximadamente 80 mil profissionais. A Secretária estadual da Educação, Rossieli Soares, acredita que a antecipação da vacinação de professores irá contribuir para o processo de retorno às aulas presenciais.

Vacinação de professores e a volta ás aulas

A imunização desses profissionais coopera para o retorno presencial no segundo semestre de 2021. Por esse motivo, a vacinação de professores e funcionários da educação é tida pelo governo de São Paulo como essencial para progredir no programa de volta às aulas presenciais.

O Estado já tem aulas no formato presencial, porém, com redução da capacidade em 35%. Com isso, as unidades escolares estão trabalhando com o sistema de rodízio dos estudantes, seja por dia ou horário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Calendário de vacinação em São Paulo

O Estado também antecipou a vacinação da população em geral sem comorbidade. Antes, a previsão era que a campanha de imunização contemplasse todos os paulistas até o início de novembro.

Com as novas datas todos receberão a primeira dose até o dia 18 de outubro deste ano:

  • 55 a 59 anos, de 16 de junho a 8 de julho;
  • 54 anos, de 9 a 19 de julho;
  • 50 a 53 anos, de 20 de julho a 3 de agosto;
  • 45 a 49 anos, de 4 a 18 de agosto;
  • 40 a 44 anos, de 19 a 28 de agosto;
  • 35 a 39 anos, de 29 de agosto a 7 de setembro;
  • 30 a 34 anos, de 8 a 17 de setembro;
  • 25 a 29 anos, de 18 a 27 de setembro;
  • 18 a 24 anos, de 28 de setembro a 18 de outubro.

Glaúcia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.