Vacinação de professores em SP será antecipada com início na próxima semana

O governo de São Paulo anunciou a antecipação da vacinação de professores da rede municipal, estadual e privada. Com isso, os profissionais de educação de 45 e 46 anos poderão receber a dose do imunizante contra a Covid-19 a partir da próxima quarta-feira (9).

Vacinação de professores em SP será antecipada com início na próxima semana
Vacinação de professores em SP será antecipada com início na próxima semana (Imagem: Reprodução/Estadão Conteúdo)

O anúncio da antecipação foi feita na última quarta-feira (2). Com isso, o governo do Estado estima que a vacinação de professores de 45 e 46 anos contemple 80 mil pessoas. Esses trabalhadores foram incluídos na lista de prioridades.

Além da vacinação de professores, o Estado também está aplicando o imunizante em pessoas com comorbidades e deficiência permanente beneficiários do BPC. A vacinação desse grupo começou na última quarta-feira (2).

De acordo com o Plano Estadual de imunização, está sendo vacinando, neste momento, as pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades ou deficiência permanente (beneficiárias do BPC). De acordo com o governo, esse grupo é composto por 1,2 milhão de brasileiros.

A partir do dia 7, próxima segunda-feira, começará a receber a dose da vacina contra a Covid-19 as pessoas de 18 a 29 anos com comorbidades ou deficiência permanente (beneficiárias do BPC). Com isso, a vacinação desse grupo será concluída.

No dia 9, como dito anteriormente, será a vez da vacinação de professores de 45 e 46 anos. Após isso, o Estado começará a vacinar paralelamente a população em geral sem comorbidade.

Para isso, os paulistas serão divididos por dia, de forma decrescente. Sendo assim, entre o dia 1° de julho e 21 de julho serão vacinados as pessoas de 55 a 59 anos sem comorbidades. Após esse prazo serão imunizados a outra parte dos profissionais da educação.

Isto é, serão vacinados os profissionais da educação de 18 a 46 anos, finalizando esse grupo. Depois disso, o estado de São Paulo pretende continuar aplicando a vacina na população em geral até os 18 anos.

Até o momento já foram divulgadas mais duas datas para esse grupo. Entre os dias 2 e 16 de agosto serão imunizados as pessoas de anos sem comorbidades. No dia 17 a 31 de agosto será a vez dos paulistas de 45 a 49 anos sem comorbidades.

A expectativa do governador de São Paulo, João Doria, é que toda a população do Estado sejam imunizados até outubro deste ano. Porém, esse cronograma dependerá do recebimento das vacinas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.