Com volta às aulas, prefeitura de Guarulhos antecipa vacinação de professores

Antecipação da vacinação dos profissionais da educação tem o objetivo de permitir que as aulas presenciais aconteçam de forma segura. A volta às aulas teve início na última terça-feira, 1.

Com volta às aulas, prefeitura de Guarulhos antecipa vacinação de professores
Com volta às aulas, prefeitura de Guarulhos antecipa vacinação de professores (Imagem/Divulgação: Secretaria de Educação de Guarulhos)

No plano de vacinação de Guarulhos os professores só seriam vacinados a partir de 21 de julho. No entanto, a prefeitura decidiu antecipar a vacinação desses profissionais para possibilitar a volta às aulas presenciais no município.

Vacinação dos professores para a volta às aulas em Guarulhos

O anuncio foi feito no primeiro dia do mês de maio, para conseguir atender a todos os profissionais da educação o atendimento deve acontecer em etapas:

  • Primeiro serão vacinados os trabalhadores das creches e pré-escolas;
  • Posteriormente, a partir do dia 14, os profissionais do ensino fundamental;
  • Para os demais grupos ainda serão divulgadas a datas.

Também a partir de hoje, 2, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (BPC) de 30 anos ou mais começarão a ser vacinadas.

Para ter acesso a vacina os educadores terão que acessar o sistema GRU Vacina online, realizar um cadastro e então agendar o atendimento; 66 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponibilizando as doses.

A prefeitura estima vacinar todos os profissionais que atuam dentro dos espaços escolares, entre eles:  Coordenador pedagógico de Educação Básica (anos iniciais e finais, Ensino Médio e Infantil),

  • Diretor e vice diretor de escola,
  • Supervisor de ensino,
  • Secretário de escola,
  • Assistente de alfabetização (monitor),
  • Merendeira,
  • Inspetor de alunos,
  • Cuidador ou intérprete de libras,
  • Faxineira e auxiliar de serviços gerais,
  • Além dos professores.

Para ter acesso a vacina o profissional terá que comprovar que possui vinculo ativo com alguma unidade escolar.

Para isso ele terá que apresentar declaração da instituição de ensino em papel timbrado, CNPJ, dados pessoais (nome, data de nascimento e CPF), cargo/função, endereço da instituição no município de Guarulhos e assinatura do responsável.

Volta as aulas em Guarulhos

Desde a última terça, 1, 121 mil alunos da rede municipal já podem retornar às salas de aula presenciais.

Foram 15 meses de ensino remoto e a prefeitura já informou que todas as medidas de biossegurança estão sendo tomadas nas unidades escolares.

Uma das medidas é o escalonamento das turmas, ou seja, as turmas estão sendo divididas de forma que apenas 30% do espaço escolar seja preenchido.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.