Governo do DF amplia postos para vacinação dos professores

O Governo do Distrito Federal (DF) segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, houve uma ampliação no esquema vacinal para imunizar uma quantidade maior de professores e demais profissionais da educação. 

Governo do DF amplia postos para vacinação dos professores
Governo do DF amplia postos para vacinação dos professores. (Imagem: Marcelo Ferreira/CB)

A ação foi divulgada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), através da disponibilização de mais pontos de vacinação desde a última quarta-feira, 2.

Até então, a aplicação das vacinas da Covid-19 em professores estavam concentradas somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Guará. 

Na oportunidade, a pasta competente ainda informou que os profissionais da educação não precisam mais agendar horário para a vacinação. Basta que se dirijam à uma UBS entre 09h às 17h das datas divulgadas pela Secretaria.

Os novos postos de vacinação são os seguintes:

  • Drive-thru do Parque da Cidade;
  • UBS 1 da Asa Sul, situada na SGAS 612;
  • UBS 2 da Asa Norte, situada na EQN 114/115;
  • UBS 2 do Cruzeiro Velho, situada no Setor Escolar Lote 4.

Vale mencionar que a vacinação contra a Covid-19 em profissionais da educação foi suspensa pelo Governo do DF na última segunda-feira, 31 de maio. A interrupção no esquema vacinal ocorreu devido à falta de doses do imunizante, resultando na convocação dos educadores desde a última quarta-feira, 2. 

Os profissionais que estão sendo convocados para a vacinação integram a lista que seria atendida na tarde da última segunda-feira, 31. A relação contempla diretores das escolas públicas e docentes de creches conveniadas com a rede pública e privada de ensino. 

Ressaltando que a lista de convocação segue o critério de hierarquia e idade, ou seja, os primeiros a serem imunizados são os grupos de gestores da rede pública. Esta prioridade esta relacionada à permanência nas atividades presenciais desde o início da pandemia da Covid-19.

Na sequência estão os profissionais das creches, seguidos da educação infantil, pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, deixando o ensino médio e superior por último. 

Novas doses da vacina

A retomada foi possível após o Distrito Federal receber um lote contendo 74.250 doses da vacina contra a Covid-19 na manhã da última quarta-feira, 2.

A Secretaria de Saúde do DF informou que o imunizante AstraZeneca será utilizado na primeira dose, lembrando que esta vacina tem um período de 90 dias para que a segunda dose seja aplicada. 

O montante foi distribuído da seguinte forma:

  • 60.183 para comorbidades e pessoas com deficiência permanente;
  • 6.640 para trabalhadores da Educação do Ensino Básico (as unidades restantes serão destinadas para os 10% de perda técnica).

Além do mais, uma parcela dessas doses será destinada à vacinação de adultos com 59 anos de idade que possuam algum tipo de comorbidade. O remanejamento foi necessário enquanto o DF aguarda por uma nova remessa de vacinas da Pfizer até a próxima sexta-feira, 4. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.