Salvador volta às aulas presenciais nesta segunda (3) sem professores

Professores da rede municipal de ensino de Salvador decidiram que não vão retornar às salas de aula nesse momento. No entanto, o prefeito, Bruno Reis, manteve a volta às aulas presenciais para essa segunda-feira (3).

Salvador volta às aulas presenciais nesta segunda (3) sem professores
Salvador volta às aulas presenciais nesta segunda (3) sem professores (Imagem/Reprodução: Nara Gentil/CORREIO)

O impasse entre a prefeitura de Salvador e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) é grande, e pode inviabilizar a volta às aulas presenciais que está marcada para hoje.

Esse retorno presencial está previsto para acontecer de forma gradativa. Primeiro com o ensino hibrido (aulas remotas e presenciais), sendo ofertado até que a transição para o ensino totalmente presencial aconteça.

Por que os professores não querem a volta às aulas presenciais agora?

O questionamento da classe educadora municipal é fácil de ser entendido e válido.

Eles afirmam que só vão retornar para as salas de aula quando todos os professores tiverem sido vacinados.

Vale lembrar que a vacinação dos professores em Salvador já começou para os profissionais com 40 anos ou mais.

O secretário de educação municipal, Marcelo Oliveira, afirmou que nesse momento o ideal é que os profissionais sigam com a volta às aulas presenciais. Mas também afirmou que a secretaria de educação municipal vai tentar investigar os motivos deles não voltarem.

“Todos esses profissionais foram convocados a retomar suas atividades presenciais e aqueles que não voltarem, a gente vai ter que entender os motivos reais, justos, que fizeram com que eles não compareçam as aulas e obviamente a gente vai ter que tomar algum tipo de providência, algum tipo de medida. Nossos alunos não podem ser prejudicados por essas circunstâncias”, afirmou Bruno Oliveira.

A volta às aulas presenciais em Salvador é segura?

De acordo com o prefeito Bruno Reis é sim segura, já que a capital baiana melhorou os indicadores relacionados a Covid-19.

“Foram os investimentos expressivos na saúde e na vacinação, somados às medidas de isolamento social, que nos permitiu voltarmos às aulas na frente de muitas cidades”, afirmou o prefeito de Salvador.

Além disso, o prefeito também afirmou que até hoje cerca de 80% dos profissionais da educação já estariam vacinados. No entanto, apenas com a primeira dose da vacina.

Além disso, protocolos de biossegurança foram criados para esse retorno. O prefeito, Bruno Reis, tem feito apelos para que os profissionais voltem as salas de aula.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.